quinta-feira, 8 de abril de 2010

As coincidências


  Coincidências. O mundo está lotado delas. Acontecem o tempo todo. E ninguém nota. Ninguém lhes dá a importância devida.

   E olha que elas são importantes hein? Há quem diga que se não fossem elas, nós, seres humanos, nem estaríamos aqui, hoje. Aliás, nós, e nenhum dos outros seres vivos da terra. Alguns bilhões de anos de coincidências e cá estamos nós, filosofando acerca das situações que a vida nos impõe.


  Então, partindo do principio de que o mundo tem 6 bilhões de pessoas, não é preciso pensar muito para chegar a conclusão de que essa situação possa ocorrer 6 vezes ao longo de cada dia. Simples e nem tão surpreendente assim.O mesmo ocorre com todo o tipo de coisas. Há registros, por exemplo, de um homem que foi atingido por 7 raios durante sua vida. Muita falta de sorte... E coincidência.

  Quase tudo na vida é uma coincidência. O fato de você estar lendo este texto é uma coincidência. Você poderia estar em qualquer lugar, fazendo qualquer outra coisa. Mas calhou de você estar nesse blog, lendo sobre coincidências.

  Você ter nascido é uma coincidência gigantesca. E se sua mãe jamais tivesse conhecido seu pai? Você não existiria. Vou além: E se o seu tataravô tivesse morrido antes de ter tempo de engravidar sua tataravó? Sua avó não existiria. Sem ela, sua mãe não existiria. E sem ela... E assim por diante. Bem, felizmente o “se” não existe. Existe o que aconteceu de fato.

  E pode ter acontecido por uma coincidência. Você trabalhar ou estudar com as pessoas que você conhece é uma coincidência. Todos poderiam ter assumido milhões de outros rumos em suas vidas, de acordo com suas escolhas. Mas estão lá, dividindo o mesmo espaço e horário com você, com (supostamente) o mesmo objetivo, seja ele estudar, ganhar dinheiro, sobreviver, evoluir, enfim.

  As pessoas que pegam o ônibus no mesmo horário que você. As pessoas que foram ao mercado no mesmo horário que você. As pessoas que foram ao parque no mesmo dia que você.

   Claro, deve-se diferenciar o que é coincidência do que é necessidade. Não é por que todo mundo da sua rua compra pão na única padaria da cidade, que isso pode ser uma coincidência. Isso é necessidade.

  Agora, se no seu bairro tem 10 padarias, as pessoas que estão lá, comprando pão no mesmo horário que você, eles estão numa situação coincidente com a sua.
 

  Coincidências são bem divertidas. Ficar atento a elas pode dar um sentido legal aos dias. Uma boa forma de interpretar a vida.

  Eu as observo á anos. E elas não parecem ser muito mais do que ferramentas do destino. Que criam situações. Situações em que  fazemos escolhas, que por sua vez, redefinem os próximos passos do destino de cada um.

  Coincidências são importantes. Preste atenção nelas. Elas com certeza estão de olho em você.

2 comentários:

  1. Duas pessoas que participavam de grupos distintos, se conheceram em um retiro em 2006, onde por diversos acasos não poderia ter acontecido, ou talvez não chegassem a se conhecer nesse dia... mas por coincidencia estavam lá os dois no mesmo onibus, no mesmo dia, compartilhando da mesma emoção, ou voltando mais um pouco, se eles não tivessem tomado a decisão de se escrevem no Crisma dois anos atraz do acontecido esse dia seria diferente. Por Coincidencia os dois estavam no mesmo lugar, porem por obra de Deus eles compartilham dessa amizade até hoje...

    ResponderExcluir
  2. Pessoas tão diferentes, que eu nem sei por que o conheço, mas foi bom...

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas