Essa semana os paulistanos respiram carros. Não estamos falando (apenas) da poluição que sai do escapamento da gigantesca frota automobilística da metrópole. Isso também. Mas o respirar nesse caso é no sentido figurado, em que dois acontecimentos ganham todos os holofotes da cidade: O primeiro é o Salão do Automóvel, um excelente lugar para você ver o quanto é pobre, e o quanto sua mulher é feia. Paralelo ao evento, acontece daqui uma semana, e é o Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo, onde os melhores pilotos do mundo disputarão a penúltima etapa de um campeonato que tem tudo para ser emocionante.
Sobre o GP de Fórmula 1, a postagem virá quando o evento estiver um pouco mais próximo. A bola da vez é o Salão do Automóvel, que está fazendo 50 anos em 2010. Então, vamos conversar um pouco sobre certos fatos curiosos do evento ao longo dessas 5 décadas!
O Salão de SP surgiu em 1960, quando o mercado nacional ainda estava se estabelecendo, e nem sempre foi como vocês estão acostumados. Por exemplo, você que automaticamente relaciona o evento ao Anhembi, saiba que em suas primeiras edições, o evento foi realizado no Parque do Ibirapuera, indo para o Anhembi apenas em sua 7° edição, já em 1970.
Ao longo das décadas, foi lá onde alguns carros que fazem parte da nossa paisagem hoje em dia foram mostrados ao público pela primeira vez, como por exemplo o Fiat Uno ou o Chevrolet Opala, e onde surgiram muitas inovações, como o primeiro carro a Álcool, o lendário Fiat 147.
E algumas situações inusitadas aconteceram ao longo de 50 anos de eventos. Vamos a alguns casos:
Pouca gente sabe, mas quando as portas do evento fecham é que o diversão começa para os “peixes grandes”, como os donos de empresas e outros magnatas do evento. Eles se divertem conversando, bebendo, contando piadas e coisas do tipo. Homens com muito dinheiro e poder, bebendo e conversando é uma bomba relógio. Que as vezes estoura. Diz a lenda que certa vez o principal acionista da Volkswagem conversava com o dono da Bentley, durante uma dessas festas. Muitas biritas depois, eles começaram a conversar sobre a possibilidade de uma comprar a outra. Se a bebedeira e a conversa realmente aconteceram não se sabe, mas o que sabemos é que alguns meses depois, a VW anunciou a compra da Bentley...
Corria o Salão de 2006. E quem corria dentro do complexo do Anhembi eram nada menos do que 6 Lamborghini's , que desfilavam em direção a saída. O público, em êxtase, sentia-se privilegiado ao assistir o show, uma surpresa bem vinda que não estava no script. Só não imaginavam o motivo daquele desfile: Os carros estavam sendo apreendidos pela Polícia Federal, sob a acusação de terem sido importados para o Brasil de forma ilegal. Depois de resolvido o problema, os esportivos puderam voltar ao evento. Segue o vídeo:
Ainda no salão de 2006, na noite anterior a abertura do evento, o principal financiador apareceu e mostrou-se decepcionado (para não dizer furioso) com a maneira como os operários haviam organizado o evento. Segundo ele, estava tudo errado. Os homens encarregados de montar tudo, então, tomaram isso como um desafio e pediram que lhes fosse explicado exatamente como ele gostaria que tudo ficasse. Isso eram 20:00 horas.
Os caras viraram a noite trabalhando. Na manhã seguinte, pra surpresa geral, eles haviam mudado tudo e deixado da maneira como o chefe queria. Foram todos recompensados com um aumento no pagamento, e a gratidão eterna dos seus superiores...
Para fechar, um caso cuirioso de mico no evento, protagonizado por Michael Schumacher. A história já foi contada aqui, mas é perfeita para o momento: Durante o evento em que o Stillo Schumacher foi apresentado ao público, o próprio alemão foi convidado para dar uma passada lá, afim de ajudar com o marketing do carro. E lá foi ele. Ao ver um Stillo Tuning próximo ao “prato principal”, o piloto ficou muito interessado no carro, e começou a perguntar para o representante da Fiat informações sobre ele:
- Esse carro anda bem? - Bem, na verdade não... O Senhor se decepcionaria se soubesse!
E como se decepcionaria: O carro em questão era apenas enfeite: Sem motor, sem bancos, sem absolutamente nada além da parte externa...
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