sábado, 15 de novembro de 2014

Desenhos Animados Racistas


A Amazon recentemente abriu uma nova polêmica quando colocou um aviso sobre racismo em alguns desenhos do seu serviço de streaming. Estariam Tom & Jerry, Pernalonga e os Flintstones entregando mensagens preconceituosas dentro das nossas casas a décadas sem que tenhamos notado?
 
  É um assunto polêmico e de certa forma curioso. E isso faz dele um assunto perfeito pra esse blog! Afinal, esses desenhos são racistas mesmo? Com exceção do último vídeo da postagem, que até o nome denota um racismo inaceitável hoje em dia, os demais são bem controversos e por isso deixarei com que você mesmo dê sua opinião: Esses desenhos são racistas mesmo ou as pessoas estão vendo pelos em ovos?

 Nota: Infelizmente não consegui achar vídeos em português dos desenhos. Entretanto, esses desenhos não faziam questão de esconder nada, então, mesmo sem entender inglês, acho que a maioria de vocês pode identificar uma situação racista quando veem uma certo?

Tom & Jerry

  O desenho do gato caçando o rato que estreou em 1940 reflete a época em que foi criado: É recheado com milhares de piadas que jamais poderiam ir ao ar hoje em dia - algumas delas por causa do tal extremismo que eu citei. Ainda assim, Tom & Jerry na verdade é simplesmente indefensável. É um desenho racista. Isso é fato.


  "Mas são um gato e um rato, onde está o racismo?". Ao redor da dupla. Incluindo aquela que você não via durante a série: A dona de Tom, cujo apenas os pés apareciam. Muitas das falas dela eram racismo em seu estado puro.

 Betty Boop

 Essa GIF pequenina vinda de um dos desenhos da moça que estampa tantas bolsas e mochilas das meninas por aí, vinda direto dos anos 1920 fala por si só. Apesar que a Betty Boop por si só é toda politicamente incorreta pros padrões de hoje né?


  O ódio gratuito ao Japão

  A Disney é acusada de muita coisa, a maioria delas relacionada com teorias da conspiração ou associação ao Coisa-Ruim. Racismo no entanto raramente entra na pauta, mas lembremos que a maioria dos grandes clássicos em 2D da Disney remonta da primeira metade do século 20 (isso renderá uma postagem no futuro). Nessa primeira metade, aliás, os EUA e o Japão não eram exatamente amigos - e por coincidência ou não, esses dois gatinhos siameses do filme A Dama e o Vagabundo se parecem muito com o estereótipo do asiático malvado e perigoso que os EUA queriam que as crianças assimilassem.



 Falando em japoneses e em guerra, bom, Popeye era um marinheiro e seu desenho foi criado mais ou menos na época em que os japoneses bombardearam Pearl Harbor. Advinhe só? Popeye tem inúmeros episódios que ridicularizam a cultura oriental, O mais famoso desses episódios é o infame: "You're Sap, Mr Jap!"


  E os Flintstones também entraram na onda do ódio aos japoneses

O mais variado dos racistas

 Pernalonga teve seus episódios lançados de 1938 até 1989. Considere a época em que os desenhos passaram e a quantidade de episódios produzidos e não, nenhum outro desenho parece ter tanto conteúdo racista quanto esse. Para mostrar a variedade de temas preconceituosos desse desenho, nada melhor do que esse episódio que faz referências à Guerra Civil dos EUA, e um tipo de preconceito bastante conhecido pelos brasileiros: A intolerância entre pessoas de regiões diferentes de um mesmo país (Norte e Sul, no caso).



Mas o Pernalonga tem racismo pra todos os gostos e desgostos, claro:


 E o Oscar de desenho mais racista vai para...

E pra finalizar a lista, está esse desenho bizarro da Warner Bros., produzido nos anos 40, cujo apenas o título já chama a atenção: "Coal Black and The Sebben Dwarfs", o que pode ser traduzido como "Negra de Carvão e os Sete Anões", uma óbvia paródia da clássica história da Branca de Neve.
 Esse desenho é bastante raro e desconhecido até nos EUA, então precisa de mais apresentações do que os demais: Trata-se de uma história onde todos os personagens são afro-americanos que falam o tempo todo rimando com as palavras, numa história que acontece durante a Segunda Guerra Mundial.  Como bônus, ainda há um esquadrão de assassinos que matam japoneses "de graça". O filme faz paródias diretas com muitas cenas do filme da Branca de Neve, como o beijo, por exemplo.

Esse desenho foi banido e é muito difícil de encontrar hoje em dia. Há um rumor que a Warner vá lançar um DVD contendo esse e outros desenhos seus que foram pro limbo, com extras, no futuro próximo. É esperar pra ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas