sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

10 Tecnologias da ficção que se tornaram reais

Tablet de Star Trek e Tablet de 2014
É provável que você já tenha passado por essa situação: Comprar um novo gadget ou receber uma atualização do sistema operacional do seu celular, e aquela inevitável sensação de "Uau! Estou vivendo no mundo dos Jetsons!"

Não? Comigo acontece o tempo todo. Na verdade, não apenas os Jetsons: As vezes eu fico surpreso e até dou risada quando penso como algumas tecnologias que usamos hoje são melhores (bem melhores) do que as que séries de ficção científica das antigas nos mostravam como sendo o futuro. Ao que parece, a invenção e popularização da Internet pegou todos os escritores das antigas de calça curta - mas não é que alguns acertaram nas previsões?

Essa postagem vai te lembrar de 10 Tecnologias que não são mais ficção científica, com foco nos objetos que já fazem parte do nosso dia a dia.

Então não, eu não esqueci de citar que já existem análogas ao Tricorder Médico ou o Replicador de Star Trek, as pessoas da ISS que realmente moram no espaço ou os primeiros modelos funcionais de carros que não precisam de estradas como os do filme De Volta Para o Futuro.


#1 Videoconferência

Sim meu amiguinho, hoje em dia é normal que você e sua namorada fiquem fazendo coisinhas escondidos dos pais via Skype ou Facebook até tarde da noite, mas nos anos 60 - quando os Jetsons foram ao ar nos mostrar como seria o século 21 - a ideia de fazer chamadas de vídeo com uma pessoa do outro lado do planeta não era nada mais do que uma coisa legal que só seria possível mesmo no tal século 21. E eles estavam certos.


#2 Tablets

Os Jetsons liam jornal numa tela gigante. As Touch Screens de Star Trek as vezes chamavam mais a atenção do que as galaxias que eles atravessavam. E até no livro "Admirável Mundo Novo" há menções de "quadros" que atualizavam você sobre o que estava acontecendo pelo mundo naquele momento (e de fato, dizem que foi daí que o conceito dos Tablets surgiu). Na verdade, o mais próximo de um Tablet moderno que eu posso me lembrar agora é o que vemos no filme 2001, Um Odisseia no Espaço lançado em 1968. Se parece tanto que virou argumento da Samsung na briga de quem copiou quem com a Apple. Até o nome do negócio era familiar: Newspad.
O fato é que como se esperava no passado, os jornais no papel parecem estar mesmo com os dias contados.

#3 Telefones

 Eu quero que você olhe bem a imagem ao lado e responda pra mim: Você trocaria o seu celular por esse treco? Bom, "esse treco" era um extremamente futurista comunicador que os personagens de Star Trek usavam. Eu não vou nem perder meu tempo falando do quão feio isso é porque temos uma questão mais importante pra tratar: Imagine quantos likes você ganharia se pudesse postar em tempo real a foto de qualquer animalzinho fofo que encontrasse num planeta orbitando uma estrela do outro lado da galaxia. Agora, qual o sentido de viajar pelas galaxias com um celular que não pode publicar tal foto no Facebook?

#4 Televisão Portátil

Embora hajam realmente relógios com capacidade de sintonizar canais de televisão hoje em dia, eu particularmente nunca vi ninguém assistindo a Sessão da Tarde no ônibus usando o relógio. Mas no celular eu vejo com certa frequência. Futebol então, dependendo do horário o ônibus fica parecendo um boteco. E a TV tradicional nos celulares é apenas um detalhe: Você ainda pode assistir o que quiser a hora que quiser, seja no Youtube, Netflix, outros serviços online ou simplesmente o vídeo que você baixou previamente para o seu celular. Você provavelmente faz tudo isso sem notar o quão incríveis essas coisas pareceriam 50 anos atrás - porque você vive no futuro.


#5 Tradutor Universal

Sim, isso era pra ser um tradutor
O Capitão Kirk e sua trupe confiavam num pequeno (?) aparato que era usado pra traduzir qualquer coisa que os nativos de outros mundos falassem e também para responde-los. Bom, isso é mais que real hoje em dia. E ainda que não seja possível realmente traduzir todas as linguagens do UNIVERSO com o seu celular, a tecnologia pra tal existe - reconhecimento de fala fica melhor a cada dia, e teoricamente pelo menos, um computador é capaz de aprender um idioma novo muito mais rápido do que um ser-humano. Entretanto, como não estamos viajando pelo universo, um tradutor capaz de te ajudar a encontrar o banheiro em qualquer lugar do Planeta Terra já quebra o galho né?

#6 Fone Bluetooth 

O passado era brega pra caramba e por sorte eles erraram feio quando previram certas coisas do futuro! Mais ou menos, a maioria dos nossos fones Bluetooth de hoje em dia também não venceriam nenhum concurso de moda (ou venceriam?). Isso que a moça está usando não é exatamente um fone Bluetooth porque essa palavra nem existia na época. É apenas um acessório que ela colocava na orelha pra poder bater papo sem precisar pegar o comunicador igualmente brega mostrado acima. Ou seja, é um fone Bluetooth pra todos os efeitos. Mulheres: O fone e o penteado eu não sei, mas os brincos e o batom dela você usaria tranquilamente que eu tô ligado.

#7 Óculos inteligente

Fiquei em dúvida sobre usar o visor do Robocop, os óculos que aparecem em De Volta Para o Futuro 2 ou o comunicador do Freeza como exemplo aqui primeiro porque eu estava preocupado que a minha postagem estivesse virando um texto só de Star Trek. Escolhi o do Vegeta não porque seja o melhor exemplo, e sim porque a maioria de vocês vai lembrar melhor e também porque eu realmente acho esse mais legal - apesar de ser praticamente idêntico ao modelo mais comum encontrado em Star Trek. Não preciso de grandes explicações aqui né? Todo mundo lembrou disso quando viu o Google Glass pela primeira vez. Você não? Onde você esteve durante a sua infância? Frase obrigatória: 8 MIL?

#8 Morfador

Citação importante: Eu adorava Power Rangers
Tá bom, talvez eu esteja exagerando aqui. Não existe nada realmente análogo ao Morfador dos Power Rangers, mas com os novos relógios inteligentes e essas pulseiras para exercícios no estilo Microsoft Band cada dia mais comuns, um Ranger nos dias de hoje poderia receber as chamadas do Zordon sem problemas, além de saber sua frequência cardíaca, gasto calórico, distância percorrida e tempo gasto derrotando os monstros. E ainda poderia saber se tanta confusão está interferindo no seu sono e outras estatísticas gerais no seu corpo de herói, no qual destaco como mais importante a temperatura dentro daquelas roupinhas de borracha totalmente vedadas.
Merece menção: Uma das coisas mais legais do século 21 é poder ter o toque do morfador como ringtone do celular. E ainda fazer a infame piadinha "o Zordon não me deixa em paz!" quando perceber que a pessoa ao lado reconheceu o toque.

#9 GPS

Corrijam-me se eu estiver errado, mas a primeira vez que James Bond usou um GPS foi em 007 Contra Goldfinger, de 1964. 50 anos antes dessa postagem que está sendo escrita nos últimos dias de 2014. Isso era pura ficção naquele tempo, e mesmo a ficção era inferior ao GPS que temos não apenas nos carros, mas também nos celulares de hoje em dia: Os nossos além de terem uma interface muito mais detalhada, bonita e prática, ainda pode nos dar informações como as condições do trânsito em tempo real, pra ficar num exemplo rápido e simples.

#10 Controles Sem Fio

Quando eu falei que eu não citaria nada relacionado a carros voadores os fãs do DeLorean devem ter fechado essa página. Mas eu não faria esse texto sem citar pelo menos uma tecnologia vista em De Volta Para o Futuro: Em uma cena do segundo filme, uns meninos estão jogando um videogame com controles sem fio. Qual foi o último videogame que você teve que tinha fios te prendendo ao console enquanto você jogar?

Esse é o momento em que eu aviso que não esqueci que 2015 é o ano em que Marty vai chegar vindo de 1985. E com certeza eu vou fazer uma postagem sobre o tema. Podem cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas