sábado, 14 de março de 2015

Por que a Europa se desenvolveu mais rápido que a América?

Por mais que a capital Azteca,  Tenochtitlan, fosse a segunda maior cidade do mundo (menor apenas que Roma.  Maior que Veneza e Paris) na ocasião da sua descoberta, e tivesse uma infraestrutura digna, era evidente que nunca contou com tanta tecnologia quanto as metrópoles européias e asiáticas.
Isso leva a uma pergunta: Por que as civilizações do velho mundo estavam na vanguarda tecnólogica em relação às americanas?
A resposta tem a ver com uma característica bastante humana: Compartilhamento de informações. E nisso a Eurásia tinha duas vantagens:
- A geografia: As maiores barreiras terrestres costumam ser montanhas. A Europa e Ásia tem suas cadeias de montanhas dispostas horizontalmente, de leste a oeste.  Isso é bom, porque significa que se você for seguindo ao lado das montanhas,  sem cruza-las, o clima permanece o mesmo, a duração do dia permanece a mesma e tudo o que você plantar ou pensar no extremo leste do continente deve servir no oeste.  Qualquer descoberta na China funcionava em Portugal.
Na América a história é outra e as montanhas estão dispostas de norte a sul. Isso é um problema, por que significa que o clima e duração do dia variam muito. Pode ser a Patagônia ou pode ser a Amazônia. Nem tudo o que era descoberto em Tenochititlan dos aztecas funcionava em Chichén Itzá (capital dos Maias).
- Os animais: Enquanto a Eurásia dispunha de cavalos e camelos, a América não tinha nada disso.  No máximo, lhamas, que não são tão fortes nem tão adaptáveis quanto suas contrapartes do velho mundo. Uma viagem de 500 km a cavalo é uma coisa. A pé, é outra. Carregando mercadorias então, piorava.
Por esses dois motivos, a Europa e Ásia trocavam informações muito mais rápido e de forma mais precisa que as Américas do Norte e Sul podiam sonhar em fazer.
A pólvora foi descoberta na China e 300 anos depois já tinha se espalhado pela Europa inteira. Nada assim seria possível na América.
De certa forma a Europa já vivia uma espécie de World Wide Web e a América se mantinha offline. Por isso era impossível competir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails