terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Os Lemings da Disney

Todos tem um passado. Inclusive a Disney. Sim, a Disney do Mickey Mouse. Walt Disney. Enfim, aquela.
Ouçam (leiam) essa história: No ártico, vivem uns roedores bonitinhos chamados Lemings. Seu ciclo populacional é meio estranho: Em uma única temporada a população deles pode aumentar em até 1000 vezes. Então eles param de reproduzir até ficarem quase extintos e... Se reproduzem como loucos de novo.
Há uma lenda urbana de que quando a população atinge o pico, eles voluntariamente se jogam de penhascos para a morte certa. Seria a forma que a espécie encontrou para evitar a extinção, garantindo que uma superpopulação não esgote os recursos da região e impedindo que todos morram de fome.
Obviamente isso é mentira. Os lemings não fazem isso.
Mas o que a Disney tem a ver com essa historia? Bom, o mito não foi criado por eles, mas foi imortalizado pela casa do Mickey num documentário de 1958. Para ilustrar o ponto, eles capturaram centenas de lemings e os jogaram de um penhasco, direto no oceano, onde os pobrezinhos morreram afogados sem entender nada.
Na época, argumentaram que estavam fazendo o que a natureza eventualmente faria de qualquer forma, e ficou por isso mesmo.
O problema é que a natureza não faz isso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas