quarta-feira, 30 de março de 2016

O dia em que os Samurais visitaram a esfinge

A história parece absurda mas isso é uma foto real (colorida e corrigida digitalmente, claro): Samurais em frente a esfinge de Gizé, no Egito, em 1864.

Os samurais estavam em uma missão rumo a Paris para negociar o apoio da França ao fechamento dos portos japoneses, de forma que o país pudesse novamente entrar em isolamento comercial com as potências do ocidente (o isolamento havia sido quebrado na base da bomba mesmo, anos antes).
A missão pegou o atalho do Canal de Suéz, que conecta o mar mediterrâneo ao mar vermelho e permite que os navios viajem da Europa até a Ásia e vice-versa sem ter que dar a volta na África. Como o canal fica no Egito, a paradinha pra "selfie" era quase obrigatória.

A caminho, os homens designados para cumprir a chamada Missão Ikeda (em referência ao comandante da missão, Ikeda Nagaoki), passaram por vários outros lugares na verdade (estão documentadas paradas em Xangai e na Índia exemplo) e tiraram algumas fotos interessantes, mas nenhuma sobreviveu tanto ao tempo quanto essa, onde eles exibiam suas espadas, seu traje e chapéu tradicional, num cenário totalmente fora do contexto. A foto foi tirada pelo fotógrafo italiano Antonio Beato.

Reparem na ironia da situação: Uma missão diplomática para encerrar qualquer diplomacia com os outros países.

A missão, não por acaso, foi um fracasso.
Napoleão II disse aquele "não" bem gostoso aos japoneses, pois considerava Yokohama uma cidade chave para os interesses franceses na Asia.

O maior legado dessa missão, no entanto, é ainda mais curioso: Nagaoki, o líder da missão, ficou muito interessado no quanto a civilização francesa estava avançada e levou consigo muitos e muitos documentos e livros com conhecimentos daquele país - especialmente em física, biologia, manufatura e tecnologias de fermentação. Hoje ele é considerado o pai da vinicultura no Japão (sim, na prática o cara estudou tudo isso e abriu uma adega no final das contas :P )

3 comentários:

Postagens mais visitadas