sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Bug do Milênio

O Dia em que a Terra (Quase) Parou. 

O mundo não acabou no ano 2000, e essa preocupação de alguns acabou virando uma grande piada, mas pouca gente se lembra (ou sabe) que fo
i por muito pouco. 

A meia noite que separou o dia 31 de Dezembro de 1999 do dia 1 de Janeiro de 2000 fez muito gordinho nerd e executivo renomado suar frio na frente do computador, esperando por ele (na verdade, esperando que ele não viesse): O Bug do Milênio.

Resumidamente, o Bug do Milênio era uma falha de lógica dos programas de computação da época que faria os sistemas voltarem para 1900, e não passarem para o ano 2000, quando o ano virasse. Consegue imaginar o prejuízo? Não?

Imagine que compras feitas em 1999 seriam computadas pela máquina como compras que ainda não foram feitas, e portanto, as cobranças ignoradas. Ou as cobranças chegariam com cálculos baseados em um século de juros. Imagine que bancos de dados inteiros passariam a constar as pessoas com idades como 45 anos negativos e os inativariam. Imagine que radares deixariam aviões à deriva. Imagine que de uma vez só, o sistema do metrô fica louco, os aparelhos informatizados de hospital param, sistemas militares de grandes potências param de responder e o seu celular não consegue fazer uma chamada. Na verdade, a previsão de aparelhos que pifariam incluía videocassetes, relógios e fornos microondas. Você morreria com fome, sem poder assistir o último filme e sem saber que horas morreu.

Aliás, não sei porque estou citando as coisas, já que a energia elétrica em si estava entre as coisas que o Bug afetaria.

Imagine um mundo onde todos os sistemas informatizados entram em colapso de uma vez só. Dane-se os meteoros, o aquecimento global, os Maias, a fome e a peste! Se isso que eu descrevi agora não tem cara de apocalipse pra você, eu não sei o que tem!!!

Muita gente lucrou muito com o Bug do Milênio (também conhecido como Y2K), "corrigindo" o problema. Outras empresas no entanto resolveram peitar e ver no que iria dar. E felizmente, para a surpresa de todos, não aconteceu praticamente nada de notável. O curioso, no final das contas, é que possivelmente alguma outra falha na programação do sistema fez as coisas não saírem como o esperadofinal impediu o Bug do Milênio.

Em setembro de 2013, um canadense chamado Norman Feller saiu de um bunker, onde estava escondido a 14 anos, com medo do Bug do Milênio.
Você pode rir dele agora, mas se a história tivesse sido um pouquinho diferente, ele provavelmente seria um dos poucos sobreviventes hoje em dia - e você não.

Mas é melhor que vocês estejam preparados: Outro bug, com uma causa muito parecida, está programado para acontecer em 2038. Eu já comecei a cavar e estocar suprimentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas