segunda-feira, 20 de julho de 2020

Lista de Compatibilidade do adaptador para cartão SD do Sega Dreamcast (porta serial)

Hoje em dia há várias opções para rodar jogos no Dreamcast sem necessariamente precisar do disco do jogo. Existe o GD-Emu e o Mod Ide, por exemplo.

Entretanto, uma das formas mais "simples" e baratas é usar um desses adaptadores para cartão SD que são encaixados na porta serial do Dreamcast. Esse adaptador é fácil de encontrar na internet, não exige nenhuma modificação no seu console e custa pouco, mas, é claro, não é perfeito.

Como o adaptador utiliza a porta serial do Dreamcast, que não foi feita pra isso, há problemas de compatibilidade e velocidade em muitos jogos, pra não dizer na maioria.

Porém, é possível rodar alguns jogos com boa qualidade e se divertir muito com o adaptador, sim. Ao longo de um bom tempo, com muita paciência e tentativa e erro, consegui encontrar um bom grupinho de jogos que jogo nele, e venho aqui fazer uma pequena lista para ajudar outros donos de Dreamcast.

Essa lista é colaborativa, se souberem de mais algum, deixem nos comentários por favor! 


Em primeiro lugar, para fazer os jogos funcionarem, eu segui este tutorial e estarei assumindo que você o seguiu para converter seus jogos e configurar também. Lá você encontrará mais informações sobre o adaptador em si, então se você está pensando em comprar um, recomendo dar uma olhada lá, e só depois conferir o que escrevi aqui.

Em segundo lugar, evidentemente, eu não me responsabilizo pelo seu Dreamcast, seu adaptador, e principalmente, por qualquer decepção que você venha a ter. Só posso garantir que esses jogos funcionaram no meu Dreamcast de forma satisfatória pra mim. 

Em terceiro lugar, apesar de ter problemas com jogos comerciais, o adaptador pode ser muito interessante para rodar homebrews e emuladores, como por exemplo, o emulador de Super Nintendo e o emulador de Neo Geo.
Mais recentemente, o adaptador se tornou uma ótima opção para rodar os games convertidos da placa Atomiswave para o Dreamcast. 

Agora, sem mais delongas, vamos aos jogos!


Jogos que funcionam próximos da perfeição:


Skies of Arcadia:
Um dos exemplos mais famosos de jogos que funcionam bem pela porta serial. Praticamente não há diferenças de desempenho, com exceção de umas pequenas travadinhas na tela de título. O game em si roda perfeitamente.

Bomberman Online: Até onde joguei, funcionou perfeitamente, mas não joguei muito.

Super Magnetic Neo: Junto com o Skies of Arcadia, é outro grande exemplo de compatibilidade. Sem problemas aparentes.

Project Justice: Alguns detalhes nos menus e loadings ligeiramente maiores, fora isso, o jogo roda muito bem.

Propeller Arena: Até onde joguei, funcionou perfeitamente, mas não joguei muito.

ChuChu Rocket: Até onde joguei, funcionou perfeitamente, mas não joguei muito.

Suzuki Alstare / Redline Racer: Funciona perfeitamente bem em termos de desempenho e jogabilidade, porém, as músicas não tocam (efeitos sonoros estão normais). Perfeitamente jogável.

Sega GT: Funciona perfeitamente bem em termos de desempenho e jogabilidade, porém, as músicas não tocam (efeitos sonoros estão normais. Perfeitamente jogável).

Flag To Flag: Funciona perfeitamente bem em termos de desempenho e jogabilidade, porém, as músicas não tocam (efeitos sonoros estão normais). Perfeitamente jogável.

Unreal Tournament: Funciona perfeitamente bem em termos de desempenho e jogabilidade, porém, as músicas não tocam (efeitos sonoros estão normais). Perfeitamente jogável.


Time Stalkers: Funciona muito bem.

Tokyo Xtreme Racer: Funciona perfeitamente bem em termos de desempenho e jogabilidade, porém, as músicas não tocam (efeitos sonoros estão normais). Perfeitamente jogável.

Castlevania Ressurection: Funcionou perfeitamente.

SpiderMan: Até a parte que eu joguei, funcionou como o mais puro suco da perfeição no gameplay, com alguns pequenos problemas nos videos

Jogos que tem pequenos problemas, mas o gameplay funciona bem:



Ecco The Dolphin: Problemas para executar alguns vídeos, mas na hora de jogar não notei nenhuma diferença no desempenho.

Segagaga (SGGG): Os vídeos em animação dão uns engasgos, mas o gameplay parece funcionar perfeitamente (até onde joguei, não entendo japonês e não fui muito longe no jogo). 

Capcom vs Snk 2: Algumas travadinhas nos menus (bem menos que o primeiro), mas durante as lutas roda de forma praticamente perfeita.

Virtua Striker 2: Sem problemas graves no áudio ou nos gráficos, exceto pelos menus e pelo placar. A bola rola lisa. Eu tenho esse jogo original e tenho a sensação de que está ligeiramente mais lento, mas é completamente imperceptível pra quem não está muito acostumado com o jogo. 

Spawn: Framerate abaixo do normal, mas jogável.

HeadHunter: Os vídeos em maior resolução não funcionam, mas até onde joguei, o game funciona bem.

Dino Crisis: Videos em CG não funcionam, mas o gameplay funciona bem.

Resident Evil 3: Videos em CG não funcionam, mas o gameplay funciona bem.

Resident Evil Code Verônica: Videos em CG não funcionam, mas o gameplay funciona bem.

Blue Stinger: Alguns problemas com os vídeos, mas o gameplay funciona normalmente. 

Jogos que rodam com problemas mais notáveis, mas são jogáveis:

Capcom vs Snk Pro: Os menus, a tela de apresentação e a tela de seleção de personagens tem problemas claros, mas a luta em si funciona bem - com velocidade ligeiramente abaixo do normal. Entretanto, no cenário do M. Bison há bastante lentidão, principalmente no primeiro round contra o Balrog.

Hanagumi Taisen Columns 2: O modo Endless funciona perfeitamente bem sem nenhum tipo de travamento, sendo a melhor opção para curtir esse game. O modo história pode travar aleatoriamente. O modo Shonen Red vs Benitokage (o modo "arcade" do game) também sofre de travamentos aleatórios, que parecem acontecer com alguns personagens mais que com outros (com a Sakura nunca me aconteceu, mas com a Iris é quase impossível chegar ao final). Se deixar a abertura rolar, o jogo trava também. 

Sword Of The Berserk Gut's Rage: O game parece congelar logo no começo em uma tela preta, mas não congelou. Aperte Start e você chegará ao menu principal. O game é jogável, mas em algumas cenas o áudio fica atrasado em relação ao video (durante o jogo em si, vai normal)

Grand Theft Auto 2: Esse é bem curioso: Quando o jogo iniciar, você precisa ficar apertando start nos menus bem rápido pra começar a jogar, senão a demonstração começa sozinha. Uma vez que você consegue entrar no jogo, ele roda muito bem.


Power Stone 2: Framerate um pouco abaixo do normal, mas é perfeitamente jogável.

Cannon Spike: Com exceção de pequenas travadinhas em vídeos e no final de cada fase (quando vence o boss) funciona perfeitamente.

Crazy Taxi 2: Slowdowns frequentes. Dá pra jogar, mas pode ser bem irritante

Dynamite Cop: Algumas travadinhas, mas é jogável.

Sonic Adventure: Alguns problemas com as cenas, e em geral, a framerate está abaixo do normal. Jogável, mas não sei se recomendo.

Daytona USA 2001: A Framerate está bem abaixo do normal. Ou você vai ficar com dor de cabeça ou seu cérebro vai acostumar e depois de um tempo você nem notará mais.

Tokyo Xtreme Racer 2: Similar ao Daytona. Jogável, mas com a framerate abaixo do normal.

Virtua Tennis: Algumas travadinhas, mas perfeitamente jogável. 

Virtua Tennis 2 (Tennis 2K2): Algumas travadinhas (mais que o primeiro) durante as partidas e nos menus, mas ainda jogável

The House Of The Dead 2: Muitos lags nas transições dos cenários, mas de certa forma jogável, ainda que eu não recomente.

Phantasy Star Online: Framerate abaixo do normal. Pode ser bem incômodo.

Dead Or Alive 2: Severos problemas de lentidão, mas funciona. (Praticamente injogável)

Grandia 2:  Framerate abaixo do normal. Pode ser bem incômodo.

Evolution: Joguei pouco, a framerate parece cair em alguns momentos mas é perfeitamente jogável.

Street Fighter III: Third Strike: A framerate está abaixo do normal e pode ser injogável pra fãs de longa data do jogo. Curiosamente, pessoas que não conhecem o game previamente conseguem jogar numa boa.

Illbleed: O jogo dá umas travadinhas de tempos em tempos, no momento em que o videogame acessa os dados. Pode ser bem irritante, mas é jogável. Acontece muito mais naquele cenário que serve como lobby, dentro das fases mesmo o jogo roda até que bem.

18 Wheeler American Pro Trucker: O game começa bem, funcionando quase que perfeitamente... Mas trava na terceira fase (isso na versão CDI. Não testei a versão GDI).

Sonic Adventure 2: Framerate bem abaixo do normal. Jogável, mas não num nível satisfatório.

Jogos que a internet diz que funcionam bem, mas eu nunca testei ou não funcionaram aqui:
Talvez o problema seja aqui, posso estar comendo bola em alguma configuração ou algo assim. Vale a pena testar aí. 


Shenmue: Nunca testei

Quake 3 Arena: Dizem que se desligar as músicas roda perfeitamente. Aqui nem consegui iniciar o jogo.

Elemental Gimmick Gear: Nunca Testei

Crazy Taxi: Nunca testei

Marvel vs Capcom 2: Muitos lags nos menus, e durante as partidas é completamente injogável

Record of Lodoss War: Nunca testei

Prince of Persia: Arabian Nights: Nunca testei.

Hidden And Dangerous: Nunca testei.

Legacy of Kain: Soul Reaver: Nunca testei.

Evil Twin: Após as primeiras telas, congela, tela preta, antes mesmo de chegar ao menu


Jogos de Atomiswave 

Recentemente, a comunidade de Dreamcast conseguiu uma maneira de portar os jogos da placa de arcade Atomiswave para o console. Por incrível que pareça, alguns desses jogos funcionam muito bem com o adaptador da porta serial! Vou postar os resultados que tive aqui, mas você pode conferir mais informações e os resultados de outras pessoas nesse link (em inglês). Para esses jogos, utilize as configurações: Memory: "0x8cfe0000" Emulate async read: "8

Faster Than Speed: Funciona perfeitamente. 

The King of Fighters NeoWave: O Boot demora um pouco mais que os outros, mas depois disso parece funcionar perfeitamente 

The King of Fighters XI: Loadings meio demorados, parece rodar abaixo da velocidade normal, mas é jogável

Dolphin Blue: Funciona normalmente (o jogo travava na terceira fase. Uma versão que contorna esse erro foi lançada posteriormente. Use a configuração 0x8c000100 pra esse.

Samurai Spirits Tenkaichi Kenkakuden: Funciona muito bem. 

Demolish Fish: Funciona muito bem.

Knights of Valour The Seven Spirits: Funciona muito bem (com a configuração  0x8cfe8000, Async 8)

Hokuto No Ken: Funciona bem (não conheço a velocidade normal do jogo, entretanto. Mas aqui joguei sem problemas).

Guilty Gear X 1.5: Funciona muito bem.

Rumble Fish: Funciona muito bem. 

Rumble Fish 2: Funciona muito bem.

Sushi Bar: Funciona muito bem.

Guilty Gear Isuka: Funciona bem, porém, reiniciava o console quando você perdia. Esse erro foi corrigido na versão mais nova da GDI. Use a configuração 0x8c000100 pra esse.

Maximum Speed: Na primeira versão não funcionava. Foi atualizado, agora funciona muito bem.

Neo Geo Battle Coliseum: Na primeira versão não funcionava. Foi atualizado, agora funciona muito bem

Force Five: Parece funcionar perfeitamente bem. Talvez o melhor desempenho entre todos os jogos da AtomisWave.

Kenju: Consegui fazer funcionar no Dreamshell, com a memória 0X8CE00000 ou 0x8CB00000, ambas com sync 16. Tem que ficar apertando start nas telas de loading, caso não o game travará.  O game também parece travar caso alguns personagens específicos sejam selecionados pelo jogador ou CPU. Quando funciona, roda muito bem, mas o melhor mesmo é esperar uma atualização. 

Metal Slug 6: Não funciona, trava na tela de loading inicial. 

E bom, até o momento, a contribuição que eu posso fazer é essa.
O adaptador pode não ser a melhor opção, mas quebra o galho, principalmente pra quem não quer modificar o seu Dreamcast. O meu eu uso bastante, principalmente pra jogar Columns, Capcom vs Snk2, Flag To Flag e Skies of Arcadia, e mais recentemente os jogos da Atomiswave. 

Dicas e observações: 

Mesmo jogos que funcionam perfeitamente as vezes podem congelar de forma aleatória. Não é frequente, mas minha dica é salvar seu progresso em todas as oportunidades possíveis pra não passar por grandes frustrações.

Algumas vezes o jogo pode travar e o adaptador aparentemente não reconhecerá mais o cartão SD a partir dali. Fique calmo que isso é raro, e também super fácil de resolver: Basta colocar o cartão SD em algum dispositivo ligado, como o celular, o computador ou mesmo a USB da TV usando um adaptador e não fazer mais nada, que ele volta ao normal. É só encaixar, deixar alguns segundos e tirar. Eu não sei explicar porque isso acontece.

Particularmente, na minha experiência, encher o cartão SD "até a boca" parece ter causado problemas de desempenho e travadas constantes. Eu deixo mais ou menos 100 MB disponíveis, e funciona bem. Também não sei explicar a razão.

Se você seguir aquele tutorial que eu linkei acima para criar atalhos para os seus jogos na tela inicial do Dreamshell, você pode ordena-los com um método simples: O Dreamshell coloca os aplicativos mais novos primeiro na lista. Então, você pode tirar os arquivos dos apps que você quer que apareçam na frente do cartão, e inicie o Dreamshell sem eles. Depois, desligue, coloque os apps de volta e eles estarão lá, primeiro na fila.

Um comentário:

Postagens mais visitadas