sábado, 15 de agosto de 2015

Super Mario Psicopata

O texto a seguir é relativamente grande mas depois de ler, talvez você nunca mais consiga olhar os videogames da mesma forma. Recomenda-se extrema cautela. 

Crueldade animal. Falta de amor para com o próprio e único irmão. Perversão sexual. E assassinato. Desordem de personalidade antissocial.
Por trás daquele grito empolgado "IT'S MEEEE!", há um verdadeiro MONSTRO.

Os amigos da área de psicologia que me corrijam caso eu esteja enganado, mas até onde eu sei, os maiores psicopatas costumam ser pessoas que no dia a dia estão acima de quaisquer suspeitas. E é por isso que eu gostaria de, por meio deste, apontar indícios de vários distúrbios sociopatas no senhor que atende pelo nome de Mario Jumpman Mario. 

Por trás do seu simpático bigode de ator pornô, temos um homem totalmente desprovido de qualquer senso de empatia para com os demais, e talvez o maior explorador e violentador de animais da história dos games. Mais do que qualquer vilão.
Vou apenas apontar alguns indícios que acho que fazem meu ponto válido:

1- Mario começou sua carreira de "herói" salvando a sua namorada que foi sequestrado por um gorila em Donkey Kong. Mas a pergunta é: POR QUE o gorila sequestrou a garota em primeiro lugar? Talvez como uma forma de se vingar de um dono violento e explorador? Sim. Exatamente isso. E eu posso provar: No jogo para Game & Watch, Donkey Kong Circus, vemos Mario, com um chicote, comandar o pobre Donkey Kong enquanto este se apresenta num circo, desviando de bolas de fogo, facas e outros perigos, equilibrando-se sobre um barril, para deleite de uma plateia que pagou para ver um gorila ser exposto ao ridículo dessa forma, tudo sobre o comando do Mario!

2- Não satisfeito,no jogo Donkey Kong Jr, após salvar sua namorada, Mario se vinga de Donkey Kong e o coloca numa jaula. Então, cabe ao Donkey Kong Jr tentar resgatar seu pai, enquanto Mario o ataca com aves de rapina, pedras e outros tipos de ofensivas, chegando ao ponto de ELETROCUTAR as cordas por onde o bebê gorila está subindo. Mario é um homem que tenta matar um filhote de um animal em risco de extinção que está tentando salvar seu pai engaiolado usando descargas elétricas!!!

3- Não é preciso ir muito longe pra apontar momentos em que Mario MATA dezenas de espécies de animais silvestres a sangue frio, mas o réu poderia argumentar que estava se defendendo. Então tá: Sabem aquelas lagartinhas simpáticas que não estão fazendo nada além de andar pra lá e pra cá sem ameaçar Mario em nenhum momento? Por que Mario pisa na cabeça delas? Aliás, por que em Super Mario 64, o senhor Mario deu-se ao trabalho de ir até o ninho delas para agredi-las gratuitamente? Por que ele voltou a fazer isso em Super Mario Sunshine? Exemplo semelhante se vale para os peixinhos que nadam nas aguas do jogo: Por que o Mario atira bolas de fogo nos peixinhos que só estão nadando alheios a ele?

4- Yoshi. Quem jogou Yoshi's Island sabe que foram eles que salvaram Mario, ainda bebê, da morte certa. Mas como Mario os paga? Olhem pra foto que ilustra esse texto: COM UM TAPA NO PÉ DO OUVIDO! Isso mesmo meus amigos, cada vez que o Mario quer usar a lingua do Yoshi, ele dá um tapa na cabeça de um DINOSSAURO PACÍFICO! Por que? E por que ele usa o pobre Yoshi como plataforma pra superar penhascos, deixando o coitadinho para a morte certa? Mario, meus caros, é completamente INCAPAZ de sentir empatia mesmo por aqueles com quem ele deveria ter um vínculo emocional considerável (Yoshi, afinal, é uma espécie de Pet pro Mario, salvou a vida dele e ainda age como um amigo e parceiro de kart);

5- Luigi Mario. O irmão de Mario. Em Paper Mario é possível ler o diário de Luigi, onde há páginas e mais páginas do coitado dizendo que gostaria de pelo menos PARTICIPAR das aventuras do irmão. Mario não deixa. Mario não dá holofote nenhum pra Luigi. Luigi foi buscar o Mario de balão no final de New Super Mario Bros Wii. Mario entrou no balão e largou o Luigi lá. Mas principalmente: Repare no final de Luigi no jogo Mario Power Tennis: Ao invés de ficar feliz com o título do irmão, Mario pisa no pé dele com força e fica dando risada! Um comportamento completamente egoísta, livre de qualquer senso de empatia, com o seu próprio irmão e até onde se sabe, sua única família!

6- Promíscuidade: Mario teve Paulline, Peach, Daisy (que virou namoradinha do Luigi, mas no começo, era do Mario sim). Mario é gordinho, baixinho e pobre. Suas namoradas são maravilhosas e ricas. Mario teria um apelo sexual irresistível, traço de certa forma típico de psicopatas? Mas há mais pontos suspeitos no que diz respeito as namoradas do Mario: Reparem apenas que a Pauline vestia-se com um longo vestido rosa que cobria tudo na sua aparição original, e reapareceu completamente piriguete, parecendo uma Betty Boop, em Mario vs Donkey Kong: Típico de uma garota boa de família que foi pervertida pelo namorado vida loka. Aliás, nesse jogo ela apareceu como uma "convidada especial". Eu sei que parece bobagem mas vamos por assim, me chamem de purista se quiser: Homens públicos comprometidos não deveriam convidar garotas para ajudá-lo em papeis de destaque que possam ser ocupados pela sua namorada, especialmente se essa garota for uma EX-NAMORADA. E não larga tudo e sai encarando uma puta treta pra salvar essa garota também. E se considerarmos que esse Donkey Kong é descendente do antigo, significa que Mario e Paulline estão tendo um relacionamento muito longo, então Peach, tem mais alguém comendo essa pizza italiana além de você!

Mario estava chifrando a Peach a anos! Mario também estava atentando contra a família tradicional!

6- Toads - No manual do primeiro Super Mario Bros, diz que os habitantes do Reino dos Cogumelos, os Toads, foram transformados em milhares de blocos frágeis e apenas a princesa Toadstool pode desfazer a mágica. Espera aí: Mario destrói os blocos! Mario matou MILHARES de Toads ao longo das suas aventuras. E será que após salvar a Peach mil vezes, ninguém nunca explicou pra ele o que eram aqueles blocos? Claro que falaram. Ele se importa? Claro que não.

Você até ganha pontos por destruir blocos. Que tipo de jogos você ganha pontos por matar os bonzinhos? Jogos onde você é vilão, claro. Aliás, quem já jogou New Super Mario sabe que quando você pega o super cogumelo, Mario sai destruindo absolutamente tudo que está pela frente dele, como uma espécie de Godzilla napolitano, só que pior.

7- Formas de assassinato - Mario não apenas mata seus inimigos. Ele os mata esmagados. Na antiguidade na India, uma forma comum de execução era por esmagamento por elefantes. Uma forma dolorosa, demorada e agoniante de matar. Como Mario faz. Você já se imaginou sendo esmagado até a morte? Parece péssimo não? Mario faz isso sem nenhum senso de culpa, sem nenhuma cerimônia, como se não fosse nada, repetidamente. Malvados ou não, deveria no mínimo ser incômodo pisotear centenas de criaturas vivas seguidamente.

Não entendo nada de psicologia, mas eu chutaria que Mario sofre de alguma desordem de personalidade antissocial, ou algo assim: Não demonstra nenhuma empatia, embora tenha um trabalho normal, leve uma vida acima de quaisquer suspeita, pois sabem fingir emoções, mas não sente nada e não está nem aí pras pessoas ao seu redor, muitas vezes usando-os para atingir seus objetivos mais escusos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas