sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre São Paulo



Hoje, dia 25 de janeiro, é aniversário de São Paulo! Como é feriado, não quero encher vocês com um texto longo e pesado - hoje é dia de relaxar e comer dois pastel com uma coca. E no máximo, ler algumas curiosidades. Afinal, curiosidades sempre são divertidas não é? A curiosidade é a razão de ser desse blog. Por isso, se procurava curiosidades paulistanas, veio ao lugar certo. Espero que você goste. Essas são as minhas favoritas:



- Pra proteger a então Vila de São Paulo, os jesuítas resolveram fundar 4 vilas, uma em cada ponto cardeal. Eram elas: São Miguel, Barueri, Guarulhos e Pinheiros. Dessas, Barueri e Guarulhos são cidades independentes da capital, hoje em dia.

- São Paulo é a Capital Mundial da Gastronomia. Não por acaso: Possui mais de 12 mil restaurantes. Desses, quase 6 mil são pizzarias. As pizzarias da cidade produzem cerca de 1 milhão de pizzas por dia. Enquanto escrevo isso, contribuo para essa estatística enquanto devoro uma clássica, barata e deliciosa pizza de mussarela. Depois da pizza, o alimento mais consumido em São Paulo é o Sushi. Mais de 17 mil peixes são cruelmente consumidos crus por dia em SP. E isso porque não estou considerando os pães: São Paulo produz cerca de 7 milhões de pães por dia.

O Terminal Rodoviário do Tietê é o maior da América Latina e  segundo maior do mundo. De lá, sai a linha de ônibus com o trajeto mais longo do Planeta: São Paulo - Lima (Peru).
Quem topa?

Entre os mais de 180 mil orelhões da cidade de São Paulo, os mais usados são os do Terminal Tietê. Alguém arrisca o motivo?

- A maior linha de ônibus deSão Paulo (Terminal Amaral Gurgel - Cidade Tiradentes, também conhecida como "Rainha da Madrugada") - percorre mais de 100 km em suas 6 horas de duração. Só circula de madrugada. A maior linha diurna, Vila Califórnia - Itaim Paulista, percorre 46 km em 3 horas.

A cada 6 minutos ocorre um evento cultural diferente em São Paulo. Isso faz da cidade um dos 12 melhores destinos para eventos do mundo.

- Curiosamente, São Paulo possui mais salas de teatro que de cinema: 280 contra 260...

 - São Paulo possui a maior colonia japonesa fora do japão, italiana fora da Itália, portuguesa fora de Portugal e libanesa fora do Líbano. Provavelmente, logo será também a maior cidade Boliviana do mundo (sim, estou incluindo as cidades que ficam na Bolívia nessa estatística...)

- São Paulo tem mais de 15 mil bares. Mais do que Paris e Londres. Tomar uma gelada é aqui mesmo...

- A igreja mais antiga de São Paulo é a Igreja de São Miguel, no bairro homônimo, na Zona Leste. Sim, ela é BEM mais antiga que a Catedral da Sé, que é um bebê ainda: Só foi inaugurada em 1954

- O maior público do Estádio do Pacaembu ocorreu na estréia de Leônidas da Silva pelo SPFC, num jogo contra o Corinthians: 70 mil pessoas se apertaram para ver o duelo. Hoje a capacidade foi bastante reduzida e o estádio comporta cerca de de 37 mil pessoas.

- O edifício mais alto de São Paulo (e do Brasil) não é o Altino Arantes (famoso "Prédio do Banespa") e sim, o Mirante do Vale, com 170 metros. A impressão de que o Altino Arantes é mais alto se deve ao fato dele estar no topo de uma colina, e o Mirante do Vale, mo o nome diz, no fundo de um vale.

- A (possível) primeira transmissão de rádio do mundo foi feita da Avenida Paulista, pelo Padre Landell de Moura. 

- A Avenida Sapopemba (que eu conheci recentemente) é a maior de SP: 16 km de extensão. E depois ela ainda continua como Estrada Sapopemba, por mais 13km...

- Pouca gente sabe, mas a Avenida Paulista já se chamou Avenida Carlos de Campos, para homenagear o então presidente de São Paulo (cargo equivalente ao governador, na época). Naturalmente, o povo chiou, e três anos depois ela voltou ao nome que todos preferem

- Minha curiosidade favorita: São Paulo já elegeu um Rinoceronte como vereador. Bom, mais incrivel que isso é que se tratava de um Rino Carioca... O Slogan de Cacareco, a Rinoceronte vereadora de SP: "Melhor votar num Rinoceronte do que num burro." - E vocês achando o Tiririca esquisito... (para ler mais sobre essa história, clique aqui)

- Antes da inauguração da Av. Paulista, São Paulo tinha cerca de 60 mil habitantes. Hoje, está perto dos 12 milhões (sem contar a Grande SP)

- Cerca de 60% dos milionários brasileiros moram em SP. Eu também moro aqui. Uma informação nada tem a ver com a outra, claro. São Paulo também é a cidade que mais importa Ferraris no mundo, e possui a segunda maior frota de helicópteros. 

- Sabia que é possível viver vendendo dinheiro? Em São Paulo, existe uma mulher que ganha a vida vendendo troco na Feirinha da Madrugada.
Um bolinho com R$ 90,00 reais trocados custa R$ 100,00

- Sabe-se que dentro da cidade de São Paulo são encontrados muitos animais de grande porte, como capivaras, veados e, pasme, até um casal de Pumas

- Ibirapuera significa "Pau Podre" e o lugar originalmente era um pântano. Foi transformado num parque simplesmente por falta de opção melhor

- O Vale do Anhangabaú não é um lugar com fama de agourento por acaso: Seu nome significa "Onde o diabo chora", e os índios o usavam para sacrifícios.

- A Cidade Tiradentes, na Zona Leste, é o maior Conjunto Habitacional da América Latina. No mundo, só perde pra um na Índia.

- A Rua Oscar Freire é considerada uma das 8 ruas mais luxuosas do mundo. 

- A primeira partida de Futebol do Brasil aconteceu em São Paulo, na Várzea do Carmo, região do Brás. Charles Miller foi quem organizou a "pelada". 

- Não há mais estação de trem no Jaçanã (uma pena!), mas os trilhos ainda estão por lá. Também não há mais uma linha de trem direto pra Santos, linha que costumava operar e hoje encontra-se desativada. Há no entanto um projeto para criar uma nova linha de trem que ligue a cidade à baixada. 

- Não tanto tempo atrás, as regatas no Rio Tietê figuravam entre os esportes mais populares da Cidade. Isso explica o nascimento / localização de clubes tradicionais como o Clube de Regatas do Tietê ou até mesmo o Corinthians...

Conhecido como "Tour Macabro", existe um roteiro turístico que visita locais como o Edifício Joelma e outros considerados assombrados em SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas