sábado, 22 de novembro de 2014

Cosi Fan Tutte - homens, aprendam!

A famosa ópera de Mozart, "Cosi Fan Tutte", conta em linhas gerais a seguinte história:

Dois homens estão conversando e gabando-se da lealdade de suas noivas, as irmãs Fiordiligi e Dorabella, até que um filosofo (Alfonso) os interrompe, dizendo que pelo que ele viu do mundo, não é possível confiar nas mulheres.

Eles resolvem então testar quem tem razão e fazem uma aposta. Alfonso diz que tem um plano para testar a fidelidade das moças, e os dois rapazes aceitam segui-lo.

No dia seguinte, os dois homens dizem que estão partindo para lutar na guerra e se despedem de Fiordiligi e Dorabella sob juras de amor e fidelidade eterna de todas as partes. Horas depois as moças (sabe como adolescente é dramática né) já estão pensando em se matar (literalmente) por causa da saudade e do medo de que os dois homens morram em combate. Até que Alfonso, com a ajuda da (subornada) criada das irmãs, as apresentam a dois jovens e ricos estrangeiros (os namorados delas, disfarçados).

A partir daí,  cada um deverá tentar conquistar a namorada do outro. No começo as irmãs nem querem vê-los, mas depois de muita insistência começam a pelo menos aceitar conversar.

A historia da uma enrolada mas resumindo, depois de muito bla bla bla, um envenenamento falso e uma festa, além de muito papo de corno que daria uma bela musica sertaneja, as duas irmãs já estão aceitando casar com os noivos trocados sem nem desconfiar do que está acontecendo.

E ai no melhor estilo novela mexicana os dois irmãos entram sem o disfarce pela porta da frente da igreja na hora do casamento, a farsa é desfeita, as irmãs (depois de outro baita drama) acabam sendo perdoadas, e o filosofo ganha a aposta.

Gosto dessa historia porque ela guarda 4 grandes lições que todo homem deveria saber. São a realidade em 90% dos casos, com raras exceções:

1 - Se for testar a fidelidade da sua mulher, não use seu amigo. No final você nunca mais confiará em nenhum dos dois.
2 - Cosi Fan Tutte! (Todas as mulheres são iguais, ou, numa tradução livre, "assim fazem todas!")
3 - A verdadeira felicidade está em não criar grandes expectativas e alimentar falsas ilusões sobre as pessoas, e sim aceitar as coisas como elas são.
4 - Não confie em filósofos e seus planos mirabolantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas