sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

18 Curiosidades Sobre Os Mosquitos

  Estou na onde de postar curiosidades. Mas enjoei de games. A postagem de hoje vem para falar daqueles que realmente tem tirado o meu sono nas últimas noites: Mosquitos.

  Um dos bichinhos mais insuportáveis do planeta (aliás, verdade seja dita, as fêmeas desses bichinhos são insuportáveis né, os machos não fedem nem cheiram - muito menos chupam os outros) é também um dos maiores riscos à saúde humana.

 Entretanto, como quase tudo no mundo, há alguns fatos interessantes perdidos em sua chatice. A seguir, algumas coisas que você pode não saber sobre os mosquitos.


#1 Mosquitos são os animais que mais matam seres humanos no mundo. Cerca de 2 milhões de pessoas oficialmente morrem por causa de picadas de mosquito todos os anos - mas é provável que o número real seja muito maior. Mosquitos já mataram mais pessoas do que todas as guerras da história humana somadas. Um único mosquito infectado com malária pode matar mais de 100 pessoas...

#2 Você já sonhou em ser um mosquito algum dia da sua vida? Faço essa pergunta porque das profundezas da minha caixa de pandora de games que ninguém nunca ouviu falar sai um jogo chamado Mister Mosquito para Playstation 2, onde você é, bom, um mosquito ué.

#3 Sabe-se que os mosquitos estão por aí desde o período triássico, 400 milhões de anos atrás. Agora imagine a cena: Um Tiranossauro Rex e seus IMENSOS bracinhos tentando acertar um mosquito com aquelas raquetes elétricas da 25 de Março.

#4 Mosquitos são verdadeiras máquinas de sugar sangue high-end: Podem te encontrar pelo movimento, pelas ondas de calor que o seu corpo emana ou pelo cheiro das reações químicas do seu corpo (são atraídos até pelo ácido lático!)
Eis um jogo estranho.

#5 Entretanto, a visão dos mosquitos é muito ruim: A maioria deles pode ver no máximo a 10 metros de distância

#6 Diferentes pessoas tem diferentes tipos de tolerância a mosquitos - algumas pessoas tomam uma picada e já ficam deformadas como o Freddy Krueger, enquanto outras parecem imunes. Resistencia aos mosquitos é de certa forma aleatório, mas quando se trata de quantidade de mosquitos que você atrai, é mais fácil achar o padrão: pessoas maiores costumam ser as grandes vítimas - justamente porque concentram maiores quantidades de substâncias que atraem os mosquitos.

#7 Pessoas que praticam atividade física também costumam atrair mais mosquitos que a média (mesmo depois do banho, engraçadinhos).

#8 Ainda sobre pessoas mais atraentes pros mosquitos: Algumas espécies de mosquitos são atraídas pelo chulé.

#9 Outros estudos já sugeriram que mosquitos preferem pessoas que bebem cerveja frequentemente

#10 Se você vai envenenar os mosquitos da sua casa, o melhor horário é a tarde, quando está bem quente. Isso porque eles se escondem em lugares frescos nesse horário. Lugares frescos como atrás do guarda-roupas, embaixo da cama, etc, etc.

#11 George Washington e sua esposa Martha Washington já tiveram malária. E mais importante que isso: Eu já tive dengue :(

#12 Você já deve ter reparado que o ventilador ajuda a afastar os mosquitos. O ponto é que não é o vento dele que sopra os mosquitos pra longe. Na verdade, o ventilador apenas espalha o CO2 que você expira, bem como os outros odores do seu corpo, confundindo os mosquitos e fazendo-os perder o interesse em você. Quanto ao vento: As asinhas deles são potentes o bastante pra que eles voem sem maiores problemas contra a corrente de ar do seu ventilador.

#13 Estudos sugerem que a Lua Cheia chega a aumentar a quantidade de mosquitos voando por aí em até 500%. Lobimosquitos?

#14 Falando em lua, ela é uma espécie de farol que guia os mosquitos e outros insetos voadores a noite. Como a lua fica muito longe, ela se torna um ponto relativamente fixo no céu independente de pra onde o mosquito voe. Mas a lampada da sua casa no entanto está bem mais perto, e quanto mais ele voa, mais ela parece mudar de posição. O inseto se vê forçado a ir corrigindo a rota até ficar preso tentando escapar da luz. Entretanto, a maioria das espécies de mosquitos é praticamente imune a esse "bug" (com o perdão do trocadilho) pelo já citado fato de não enxergar longe - e por isso não usar a lua como referência.

#15 Seria necessário que 200.000 mosquitos sugassem seu sangue pra drenar você todinho em uma noite.

#16 Mosquitos tem cerca de 45 dentes pra rir da nossa cara enquanto tentamos acertá-los tontos de sono no meio da madrugada

#17 Há um nervo específico no estômago do mosquito que funciona como um medidor indicando quando ele está satisfeito. Se esse nervo for retirado. o mosquito não sabe quando parar e continua sugando o sangue até literalmente estourar e morrer.

#18 Cada espécie de mosquito bate as asas numa frequência diferente. Isso é útil para que eles não se confundam e continuem reproduzindo com seus iguais - e isso é importante considerando que a maioria dos mosquitos machos morre depois de acasalar. Morrer a toa não rola né?

#19 Algumas espécies de mosquitos podem ser facilmente repelidas pelo cheiro de algo que atrai os humanos (e a maioria dos outros insetos): Chocolate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas