sábado, 28 de fevereiro de 2015

Visão Facial

Os olhos humanos atualizam as imagens que vemos 60 vezes por segundo, e é nesse ritmo que vemos o mundo passar.
Essa velocidade é o bastante pra que joguemos tênis de mesa ou frescobol, mas como você já deve ter percebido,  é bem lento pra pegar um mosquito em pleno vôo -  tarefa que costuma não ser muito fácil.
Morcegos por outro lado utilizam seu sonar de duas formas: Normalmente,  a taxa de atualização é de 10 vezes por segundo, o que é bem lento e pode ser comparado a aquele passinho de música eletrônica onde os caras "dançam parecendo estar parados" ,  se é que você me entende. Mas quando ele está numa caçada,  ele pode chegar a atualizar as "imagens" 200 vezes por segundo - mais que três vezes a velocidade do olho humano e um pesadelo pra qualquer mosquito.
E é assim que um morcego enxerga melhor que você, e sem usar os olhos.
Falando em não usar os olhos,  algumas pessoas cegas conseguem utilizar uma forma bem rudimentar do sonar dos Morcegos para se locomover. Chamada de "visão facial",  o fenômeno foi um mistério por séculos até os cientistas descobrirem que essas pessoas conseguem andar tranquilamente pelo ambiente sem precisar dos olhos apenas ouvindo o eco dos seus passos e movimentos - e não por causa de algum dom sobrenatural.
Não que esse não seja um dom incrível né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas