sexta-feira, 9 de março de 2018

Neo Geo AES (Arcade) rodando no Dreamcast via cartão SD







Olá galera!
Quem me conhece, sabe que sou um grande fã do Sega Dreamcast, videogame que marcou a minha adolescência e que eu ainda jogo até hoje.
Aqui no blog eu já falei muito sobre o console e alguns do seus jogos, mas provavelmente nunca comentei sobre uma das características que mais me marcou no Dreamcast: A emulação!
Quando o Dreamcast começou a "morrer" aqui em casa (eu já o tinha a alguns anos e já havia jogado a maioria dos jogos que me interessavam pelo console), começaram a se tornar populares várias opções de emulação no console, como o lendário DreamSNES com a música de natal no menu, ou o Bleem!, que servia para jogar games de Playstation 1 no Dreamcast (nem todos os jogos rodavam bem, mas eu joguei MUITO Wiinning Eleven e Driver 2 no console da Sega). Via emulação no Dreamcast eu ainda joguei muito Mega Drive, Game Boy, Neo Geo Pocket, Atari, Master System, NES e provavelmente algum outro que eu já esqueci.

Pois bem, a emulação no Dreamcast evoluiu MUITO de uns anos pra cá e hoje em dia é possível inclusive rodar emuladores direto do adaptador pra cartão SD do console (é, isso por si só é surreal), através do Dreamshell. Como é o caso do AES4ALL, emulador muito bacana de Neo Geo (arcade) que funciona nesses moldes.

Para jogar, basta colocar o emulador e as roms no cartão SD e iniciar pelo menu do Dreamshell (necessita do adaptador para micro SD). Dreamshell pra quem não sabe, é um programa muito bacana usado como se fosse um SO para Dreamcast. Para acessar o cartão SD você utiliza o Dreamshell que você grava numa mídia como se fosse um game. Você pode encontrar a versão mais atual no site oficial http://www.dc-swat.ru/page/dreamshell/

Pode baixar o emulador e o aplicativo pra converter os jogos direto desse link: https://1fichier.com/?b21uj2z3cg9dfuki54tz&fbclid=IwAR2lkHIhkT08ZPeX41V3Z_g44jyKncG3y0V53vPBKY3kUzFGB1pzA2pqAIo

Os games de Neo Geo podem ser facilmente encontrados em sites como Emuparadise e Coolrom. Lembre-se que possuir roms de jogos que você não possui e ainda tem a licença ativa pode configurar crime de pirataria então olho aberto ok?

A emulação do Neo Geo AES, ainda que muito boa, não está 100% perfeita como a do Neo Geo CD (quem sabe outro dia posto sobre esse), mas pra maioria dos jogos está excelente e vale a pena testar.
Aqui um video que fiz rapidinho do meu Dreamcast rodando Real Bout pelo emulador.

Um comentário:

Postagens mais visitadas