sexta-feira, 9 de julho de 2010

O maior sábio do mundo

 Certa vez, um rei muito rico e poderoso estava precisando de um conselho, já que teria que tomar uma decisão que seria crucial para seu reino. Para garantir que não tomaria decisões equivocadas, partiu numa viagem e foi procurar o maior sábio do mundo. Atravessou o continente inteiro para ir até a montanha onde diziam que o tal sábio morava. 


Chegando ao lugar descrito, encontrou um barraco velho, e um senhor morando sozinho lá. Do alto de sua arrogância, perguntou se o senhor conhecia o sábio, e onde este poderia ser encontrado. O senhor apresentou-se como sendo ele mesmo o sábio. A seguir, o rei perguntou-lhe:

- Oras, já que você é o maior sábio do mundo, e é tao reconhecido pelos seus feitos, onde estão seus bens, suas riquezas? Como saberei se é voce mesmo? Por que acreditar que você é o sábio?

- E você, diz que é um grande rei, porém, onde afinal estão todos os seus bens? Como pode me provar que é o tal rei?

- Mas não é obvio? Eu não preciso e nem posso carregar tudo que tenho por ai. Essas coisas eu não posso levar comigo para sempre, para todos os lugares que eu for! Não preciso, e nem nunca precisei, mostrar as coisas que tenho para que saibam quem eu sou!


Nesse momento, o sábio apenas sorriu e concluiu: 

- Exatamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas