Muito, muito tempo atrás, antes de você nascer aliás, videogames eram jogos. Sim, to falando sério. Seu pai deve ter jogado os jogos. Talvez seu irmão mais velho tenha jogado alguns. Eu cheguei a jogar os últimos.
O tempo passou e alguém teve a brilhante ideia de “cinematizar” os games, aproveitando-se da tecnologia cada vez mais capaz de nos fornecer experiências mais complexas do que atirar em alienígenas que aparecem infinitamente na tela.
Foi então que surgiu a necessidade de que todos os jogos tivessem histórias, um enredo cinematográfico repleto de reviravoltas, que desse uma boa razão para tudo e tornassem todos os personagens marcantes. Com o tempo, o jogador se tornou mais um telespectador, com possibilidade de, as vezes, interagir um pouco para matar a vontade. Claro que alguns estilos de videogames acabaram se beneficiando com essa tendência. Alguns realmente precisavam de histórias.
Como listas estão entre as coisas mais divertidas disponíveis na internet, aqui vai uma pequena lista, sem ordem específica, de 5 jogos cujo a história mais atrapalhou do que ajudou. Não deixem de citar os seus também!
Tekken
Jogos de luta normalmente tem uma história forçada e ao mesmo tempo simples, que tem por objetivo explicar de uma forma lógica (?) por que de repente todo mundo resolveu sair no tapa. A Namco então teve a brilhante ideia de criar uma história mais elaborada, com personagens cheios de motivações próprias, porém, ainda partindo da manjada situação do torneio de artes marciais.
Assim surgiu Tekken. O problema foi que com o passar dos anos, houve a necessidade de inserir mais e mais personagens. O que era um diferencial, se tornou um show de personagens clones uns dos outros, com motivações completamente banais, relações forçadas e personalidades clichês, tudo misturado numa imensa colcha de retalhos. Em um tempo onde cenas em CG não são mais tão espetaculares quanto antes, a idéia de ter vários personagens basicamente iguais com finais diferentes torna a ideia de completar o jogo com todos os personagens completamente brochante.
Metal Gear Solid
Muita calma nessa hora, podem abaixar essas armas que estão apontadas para a minha cabeça. A história de MGS, embora um tanto quanto complexa demais para algumas pessoas, e talvez um pouco forçada para aqueles que gostam de incluir “realismo” sempre que houvem a palavra “militar”, é, na prática, muito bem pensada e muito bem executada. Ou era.
Para piorar, o quarto jogo da série é um exemplo claro de jogo que na verdade é um filme. As cenas, demoradas e por vezes tediosas, chegam a roubar muito mais tempo do jogador do que o game em si. Se é que tem algum game incluido no disco...
Resident Evil
Depois, foram parar na África. Só com esses exemplos dá para notar que os produtores não estão muito preocupados com coerência.
Pokémon
Pokémon remonta o tempo em que jogos podiam (e até deviam, pelas limitações dos aparelhos) ter histórias bem simples que apenas dessem um motivo para tudo acontecer.
No caso, você era um moleque que viajava pelo mundo coletando e treinando monstros de batalha, para desafiar os poderosos líderes de ginásio, e então ganhar o direito de enfrentar os melhores treinadores do mundo e tornar-se uma lenda.
“Mas Mario e tantos outras franquias antigas ainda mantém suas histórias inalteradas”. Sim. Mas Pokémon é supostamente um RPG, e a diversão nesse tipo de jogo está intimamente ligada com a qualidade do seu enredo. E haja saco para jogar tantos RPG's com histórias repetidas...
Sonic
Sonic fez o caminho inverso de Pokémon. O tipico jogo que não precisa de uma história elaborada, que sempre foi divertido sem uma história elaborada, conseguiu se perder a medida que suas histórias ficavam elaboradas!
De ouriços usando armas a releituras forçadas de histórias clássicas, passando pelos textos singularmente tediosos e idiotas das versões portáteis, e culminando em uma das cenas mais bizarras da história dos games, quiçá da humanidade, onde o ouriço azul bípede falante beija uma linda princesa (humana) na boca! Sem comentários.
F-Zero também, era só a corrida e depois ganhou uma história e até chefão.
ResponderExcluirEra sem comentários, eu comentei, vamos denovo: Sem comentários, só li as 2 ultimas linhas, tava dormindo aqui. O_o'
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