quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O cérebro de 1 milhão de dólares (rejeitados)

Quem é a pessoa mais inteligente do mundo? Você já se fez essa pergunta?
É extremamente difícil obtermos uma resposta nesse sentido, simplesmente por que não há uma maneira exata de mensurarmos inteligência. Testes de QI? Hoje em dia já se sabe que eles são limitados.

Tem muita gente inteligente por ai. Mas será que não tem alguém que se destaque? Um Einstein? Um Newton? Alguém cujo a mente tenha chegado a um nível diferenciado? Sim, existe. Existe um homem que é apontado como o possivel homem mais inteligente do mundo.

O quanto ele é inteligente? O dia que você recusar 1 milhão de dólares simplesmente por achar que algo que ninguém jamais foi capaz de fazer e você conseguiu é tão simples que não merece ser premiado, você pode se comparar a ele...



Grigori Perelman

Esse é o nome “da fera”. O cara é um matemático russo, que alias, é tudo que nós, no senso comum, imaginamos de um russo: É um sujeito enigmático, alto, de olhar frio e de poucas palavras. A bem da verdade eu gostaria muito de falar um pouco mais sobre o senhor Perelman, mas o problema é que, mesmo que eu quisesse, eu não poderia: O cara é o mistério em pessoa.

Introvertido e calado (já falei que ele é calado?), hoje em dia ele não recebe a imprensa e nem fala com os amigos, dizem que ele está desempregado e morando com a mãe já a alguns anos. Como ele pode estar desempregado se é tão inteligente? Ele simplesmente se decepcionou com a matemática depois de compreende-la mais do que qualquer outra pessoa viva, e pediu demissão de seu emprego antigo. Outros boatos dão conta de que ele ficou realmente constrangido após suas descobertas, e deixou a matemática profissional. Como ele não fez um Twitter e muito menos um blog para contar a vida, talvez nunca saibamos.

Aliás, se ele é ou não a pessoa mais inteligente do planeta é uma dúvida que só sobrevive por que ele jamais aceitou fazer quaisquer tipo de teste para por isso em prova. Ele definiu pessoas que fazem esses testes como “arrogantes que precisam ser elogiadas”. Então tá né.

Mas ele fez algo que ninguém mais conseguiu. E só isso basta.

O que ele fez afinal?

Resolveu um dos sete desafios do milênio. Simples assim. E o que são esses desafios do milênio? O nome, que muito bem poderia ser de algum jogo do Yu Gi Oh, pertence na verdade a uma série de problemas matemáticos sem solução propostos pelo Clay Mathematics Institute , um instituto que é referência mundial no assunto matemática no inicio do milênio.
O prêmio para quem conseguir resolver um desses problemas é de 1 milhão de dólares!

O o problema que nosso amigo Perelman resolveu é a chamada “Conjectura de Poincaré”. Levaria outro post tão grande quanto (ou até maior) e alguns anos de estudo para que o blogueiro conseguisse explicar exatamente como funciona essa equação e o que ela é exatamente, mas, superficialmente, ela afirma que qualquer espaço tridimensional sem furo nada mais é do que uma esfera esticada. Só o que faltava era uma prova algébrica para bater o martelo e afirmar: “É isso ai mesmo!”.

Foi o que Perelman conseguiu. Dois anos depois (é, a coisa é tão complicada que levaram dois anos apenas para conseguir acreditar que o cara tinha conseguido!), Perelman recusou o prêmio a que tinha direito, afirmando categoricamente que “se qualquer um pode entender que a solução do teorema está correta, então não há a necessidade de nenhum prêmio”.

É... Gênios. Se fossem fáceis de serem compreendidos, seriam pessoas comuns.

Perelman vive assim: Sozinho com sua mente, e sua mãe. Fugindo ao máximo dos holofotes da fama. Não parece precisar de mais nada. Foge de tudo, tanto é que as fotos que um blogueiro russo divulgou do suposto avistamento de Perelman no metrô rodaram o mundo. O homem mais inteligente, é também um dos mais incompreensíveis. Mas tudo bem, gênios não tem que ser simpáticos. Essa é a função das pessoas da televisão. E como todos sabemos, esse é o antônimo de genialidade.




Um comentário:

  1. Esses gênios e cultos me surpreendem! Já deu pra perceber que quem muito fala pouco faz ne,mas pessoas como esse do post é totalmente o contrário. Muito legal

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas