quarta-feira, 21 de novembro de 2018

6 Atividades legais para educação física escolar

 Sim meus amigos, porque o meu blog fala sobre assuntos aleatórios mesmo, hoje vamos falar sobre a minha profissão.
 Não sei se todos o seguidores sabem, mas sou professor de Educação Física, trabalho com crianças em uma escola do estado. Infelizmente, por ser uma escola periférica, nossa estrutura não é das melhores para educação física, o que dificulta bastante a execução de certas atividades (mas não as impedem, claro. É tudo uma questão de se adaptar ao seu espaço).

 Nessa postagem vou trazer 6 idéias de atividades bem bacanas para usar na aula, que não exigem um espaço gigantesco ou materiais impossíveis e são excelentes para trabalhar coordenação motora, coordenação espacial, trabalho em equipe e vários outros objetivos. Espero que possa ajudá-los.


1 - Cone em pé ou deitado. 

Os alunos ficam divididos em duas equipes e espalha-se vários cones pelo espaço disponível. Cada time será representado por uma dupla (ou individual, ou trio, enfim, depende do espaço que você tiver) que terão a missão de levantar ou derrubar os cones. Ao final do tempo, conta-se qual time conseguiu cumprir melhor sua tarefa e assim é decidido o vencedor.


2 - Cabeçobol

O objetivo é muito simples: Empurrar a bola (que estará em uma área neutra, ao centro) para a área do adversário, usando apenas a cabeça ou atingindo-a com bolinhas menores. Não pode usar as mãos nem os pés, e nem entrar na área neutra. 




3 - Jogo dos 3 cones.

Meus alunos gostam particularmente desse: 8 cones são colocados ao centro. Ao redor dos outros cones, desenha-se com giz no chão 4 bases. Cada um dos 4 times enviará um representante para uma dessas bases. Ao sinal do professor, os alunos devem correr e pegar um cone por vez e levar para a sua base, sendo que o primeiro que reunir 3 cones vence a partida. Além dos cones ao centro, é permitido pegar os cones dos adversários também. 



4 - Corrida Jo-Ken-Po

É demarcado um caminho no chão (pode ser com giz, uma corda, ou cones como eu usei no vídeo) e cada time fica enfileirado em uma das pontas do tal caminho. Um a um, os alunos devem passar por esse caminho (o professor pode incluir alguma especificidade nesse caso, como fazer um exercicio de coordenação por exemplo. No caso do vídeo, os alunos tinham que passar pulando) até que encontrem um adversário. Nesse momento, ambos jogam o famoso pedra-papel-tesoura, ao que o vencedor continua seu caminho e o outro volta para o final da fila. Vence o time que conseguir chegar ao outro lado primeiro. 




5 -  Bola ao Alvo

Esse é bem simples: Os alunos devem acertar um alvo a uma certa distância. Entretanto, para diferenciar, quem arremessa a bola não é quem vai buscar para que o companheiro de time faça sua tentativa e sim, o próximo da fila. Ou seja, o aluno corre, busca a bola, volta para a área delimitada e arremessa. Se errar, bate na mão do próximo da fila que deverá repetir o processo. Assim, surge um componente estratégico, de não jogar muito longe para que o time não perca tempo. 




6 - Jogo de roubar o rabo.

Outro "sucesso" das aulas: 4 alunos disputam dentro de uma área delimitada (na verdade, novamente, depende do tamanho do espaço que você tiver disponível. Podem ser mais ou menos. Também vale levar em consideração a faixa etária dos alunos para evitar accidentes) durante 30 segundos. Eles prendem um colete, ou um pano, na cintura, e vence o jogo o que ficar até o final com o colete preso lá. Gosto de deixar isso bem claro, para que os alunos entendam que o verdadeiro objetivo não é roubar os coletes dos adversários, mas sim, manter-se com o seu (e eles naturalmente irão perceber que uma postura 100% defensiva tende a não funcionar tão bem nesse caso, já que há um limite de tempo e se não houver apenas 1 vencedor, ninguém vence). Vejo esse jogo mais como um jogo de controle de espaço e elaboração de estratégias do que necessariamente um jogo sobre agilidade. 

Bom pessoas, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado e que possa ajudar vocês de alguma forma. 
No futuro pretendo postar mais atividades. 

Um comentário:

  1. Fala Professor mano Thales!! Bacana suas ideias cara, sucesso nesta nossa caminhadas!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas