terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Máquina do tempo chamada PC

 Você sabe o quanto você é nerd quando, depois de publicar uma postagem sobre golfinhos, e outra sobre games, você automaticamente faz a relação e se lembra de um game sobre golfinhos.

Essas lembranças repentinas as vezes aparecem. Você nunca sabe quando vai se lembrar de tal jogo. E o grande problema é que, muitas vezes, você não tem o videogame em questão. Aliás, há um risco grande de você, caro leitor do blog, nunca ter tido um videogame na vida, e por acaso ter lembrado daquele joguinho bacana do Mario que você jogava na casa do seu primo mais novo, e ficou com uma vontade repentina de jogá-lo.

É, eu sei que isso acontece as vezes. Pior ainda é pra você, leitor do blog que gosta de videogames mas nunca teve dinheiro para ter todos os aparelhos e jogos (caros) que sempre sonhou.

Por sorte, a evolução das espécies nos brindou com um ser mítico, lendário do alto de sua sabedoria, capaz de resolver todo e qualquer problema com um simples código binário. Estou falando dos Nerds Tetudos. Eles inventaram a grande solução para todos os problemas acima citados: Os emuladores.

O que é um emulador? Basicamente, é um programa que te permite jogar um jogo de videogame, no seu computador, celular, ou mesmo em outro videogame. Sim, um milagre. Venha comigo, vamos mergulhar no fascinante mundo dos emuladores e de quebra descobrir onde encontrar os principais! 





Como funciona a parada?

Aqui viria a parte técnica, entediante para a maioria dos humanos comuns, com uma série de explicações que, para você que é habituado com programação, parecem simples, mas para todas as outras pessoas, é grego. Então tentarei ser o mais genérico possível para explicar a mágica:

Você, brasileiro, está acostumado com o alfabeto romano. Se eu estivesse escrevendo o texto em chinês, você não entenderia lhufas. E se eu estivesse escrevendo o texto em algum idioma do antigo Egito, idem. Videogames são mais ou menos assim também. Eles são programados para “ler o texto” (no caso, o jogo) seguindo um determinado padrão de códigos. O que o emulador faz? Permite que o aparelho em questão consiga entender os códigos de jogos que originalmente não deveria entender.
Então, basicamente, para rodar um jogo, tudo que você precisa é do jogo e do emulador que faça seu computador entender qual “idioma fala” o videogame para o qual aquele jogo foi projetado.

  Sendo assim, você pode rodar no seu computador jogos de épocas onde ele nem sonhava em existir. Onde você não sonhava em existir. Seu computador se torna, literalmente, uma máquina do tempo, pelo menos no que se refere a jogos. 

Onde funciona?

Cada emulador é bem específico. Existem emuladores para PC, para Celular, para videogames, para videogame portátil, basicamente, para qualquer coisa que tenha uma tela. Os Nerds Tetudos não vão descansar enquanto você não jogar Pac Man no seu microondas.

 Cada emulador te permite jogar os jogos de um videogame específico (ou apenas um jogo específico), embora alguns emuladores possam emular mais de um aparelho, normalmente estes tendo um funcionamento parecido entre si. Ou seja, um emulador de Super Nintendo para computador só vai te permitir jogar Super Nintendo no computador.

É pirataria?

Depende. Existem emuladores oficiais, feitos pelas empresas para ganhar uma graninha extra de maneira fácil. E existem os emuladores feitos por Nerds Tetudos, os mais comuns, que normalmente são gratuitos na internet. Em ambos os casos, emular em si não chega a ser ilegal. O problema é o que você vai emular, ou seja, os jogos. Se você baixar o jogo da internet e rodar no emulador, é pirataria, a menos que você tenha o jogo original.

Posso então emular Playstation 3 no meu computador da década de 90?

Obviamente, não. O aparelho que deseja emular outro deve ser substancialmente mais potente. Além do que, ainda não existe emulador de PS3.

Pode-se afirmar que qualquer computador de hoje em dia consegue emular tranquilamente da 5° geração para baixo (ou seja, Nintendo 64 e Playstation 1 são o limite, sendo o Sega Saturn uma excessão), e computadores simples com uma placa de video mediana já devem aguentar emular de forma razoável alguns jogos de consoles da 6° geração (como o Dreamcast e Playstation 2). Para emular consoles ainda mais potentes, como o Gamecube, o Xbox original ou o Nintendo Wii, além do próprio Sega Saturn, você vai precisar de um computador realmente “forte”.

Ótimo, mas quando começo a jogar?

Agora. Aqui vão alguns links de emuladores excelentes, que podem ser jogados no PC. O emulador vem, obviamente, sem os jogos, já que esse não é um blog a favor de pirataria. Mas, se você não liga de ter uma perna de pau e um tapa olhos, não há nada que o Google não possa ajudar, encontrar o jogo que você quer deverá ser extremamente fácil. Ah sim, alguns emuladores podem necessitar que você faça o download das BIOS (não, não os bichos ignorantes operando sistemas), então, clique aqui para entender o que são e depois basta pesquisar pelo nome do emulador em questão e a palavra Bios no Google, que as portas da felicidade se abrirão para você (ou não...)

Enfim, seguem os links:













Ufa, chega né? Enfim. Se tiver algum emulador que você não encontra, pode pedir nos comentários. O mesmo vale para problemas envolvendo instalação e BIOS dos emuladores. E claro, por favor reportem qualquer link quebrado.

Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas