segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ornitorrinco - O animal tudo em um

 Tem dias que você se olha no espelho e se estranho? Você se acha feio? Seus amigos falam que você tem hábitos esquisitos? Você não se parece com nenhum dos seus parentes, fisicamente? Não gosta de fazer nada que seus amigos gostam?

  Você é esquisito. Sim, falo assim, na cara dura. O Blog também fala umas verdades as vezes meu amiguinho (a). Mas fique calmo, poderia ser muito pior. Por mais estranho que você seja (e estou falando isso sem nem saber quem você é), você não pode ser mais estranho que um certo amigo meu, que é o tema dessa postagem: Com vocês, o paradoxo ambulante, mais conhecido como Ornitorrinco. 
  





 O Frankeinstein

 Se você colocar um Tiranossauro-Rex (vivo) e um Ornitorrinco em frente a uma pessoa, é muito provavel que o simpático mamífero australiano fizesse mais sucesso. Para algumas pessoas, suas características são tão fora de ordem que mais parecem uma piada.
  Ou uma espécie de "colcha-de-retalhos" biológica. Afinal, é um animal com bico de pato, corpo de castor, que mama, bota ovos, entre outras coisas. Um verdadeiro Frankeinstei natural, com "peças" de vários tipos de animais totalmente diferentes. Vejamos algumas:

  Omelete com leite

  Sua professora deve ter te ensinado (esperamos que tenha), que mamíferos são animais de sangue quente, que se desenvolvem na barriga de suas mães, já nascem "formados" e bebem o leite materno enquanto são pequenos. Simples e fácil de definir. Mas o Ornitorrinco aparece para confundir tudo: Ele bota ovos! É um mamífero que bota ovos! Não é o único, aliás. A equidna, outro carinha australiano (aliás, a Australia é  "O" lugar para encontrar animais excêntricos) também bota ovos. Mas a equidna é um animal normal perto dessa "obra prima darwiniana."

 Sangue bom. Ou quente. Ou frio. Ou morno. 

 Não satisfeito em botar ovos, um ornitorrinco exibido ainda poderia chegar e dizer para você: "Eu sou mamífero, mas não tenho sangue quente". É. Mas ele também não tem sangue frio. E então? Bem, o sangue de um ornitorrinco é muito mais frio que o de outro mamífero qualquer, mas ainda é quente demais para que ele seja considerado um animal de sangue frio. Vamos, informalmente, chamá-lo de "sangue morno"

 Uma maneira muito elegante de se alimentar.

  Você deve ter mamado feliz da vida no peito da sua mãe. Eu também. Todos os mamíferos, teoricamente, deveriam fazer isso. Menos o ornitorrinco. Esse bicho de sangue morno que bota ovos, também não tem glândulas mamárias! E então como os filhotes mamam? As mães possuem póros na pele, de onde o leite sai. E os filhotes lambem a mãe para se alimentar. Não é uma fofura?

 Sorria, bebê
  
  "Nasci pobre, banguela e pelado, o que vier é lucro". Essa frase não seria válida se você fosse um ornitorrinco. Por que você até nasceria pobre e pelado, mas não nasceria banguela. Ornitorrincos já nascem com todos os dentes, legal né? O mais legal ainda é que eles não usam esses dentes em momento algum da vida! O bico faz todo o trabalho que seria dos dentes. Eles devem usá-los só parar rir de nós, que nascemos banguelas, apesar de usarmos nossos dentes...

  Eô, eô, o ornitorrinco é o terror!

 Mas não é por não usarem os dentes que eles tem que viver à base de sopa. Eles são carnívoros! Sim, predadores. E estou falando exclusivamente carnívoros, e não onívoros, portanto nada de uma saladinha para variar. É só carne e mais carne. Mas calma, você jamais será devorado por um ornitorrinco, já que (felizmente) eles se resumem a comer minhocas, moluscos, insetos e outros animais pequenos. Ufa!

  Máquina mortífera

  Não entender o porquê de tanto alívio em saber que não estamos no cardápio do ornitorrinco? E se eu te disser que ele é venenoso? Pois são, e tem nas garras um mecanismo muito parecido com os dentes das cobras, feito na medida para injetar veneno nos seus inimigos. E não é um veneno dos mais fracos: Pode fácilmente matar um cachorro. Em seres humanos, além da dor insuportável, causa alucinações.
    Bico de pássaro, corpo de mamífero, veneno de réptil, bota ovos... Não falta mais nada. Opa, falta sim...

 Máquina mortífera 2: O retorno. 

  Para piorar ainda mais o "impiorável", ornitorrincos caçam usando um mecanismo extra-sensorial! Um radar! Eles procuram suas presas detectando as suas atividades elétricas. E considerando que as presas são animais "super ativos", como minhocas e moluscos, o tal sistema de radar é definitivamente dos BONS!

  Afinal, o que é esse bicho?

  É provável que o ornitorrinco seja o animal vivo mais próximo dos mamíferos "originais", os primeiros mamíferos a aparecer na terra, por isso, ainda apresentam características de outras classes de animais, principalmente répteis. Partindo da seguinte lógica, então pode-se afirmar que eles são os normais, e nós é que fomos ficando diferentes com o passar dos anos. O que é ainda mais paradoxal.

 Então, da próxima vez que você se sentir estranho, veja o lado bom: Você não bota ovos, você usa seus dentes, você tem glândulas mamárias, você tem sangue quente, você não tem bico, você não é venenoso, você não lambe sua mãe e você não se alimenta sentindo a eletricidade de minhocas. Ou pelo menos eu espero que você não faça nada disso...

Um comentário:

Postagens mais visitadas