sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os 5 Maiores Clássicos da América


  Rivalidade. Nada valoriza mais uma disputa do que uma grande rivalidade. Seja o legendário trio de apresentadoras adolescentes sexy's manipuladoras de mentes infantis, passando por Alain Prost e Ayrton Senna, e, falando de futebol, a sua rua contra a rua de cima, uma grande rivalidade é sempre um ingrediente muito especial para uma competição.

O futebol pelo mundo todo tem grandes rivalidades. Coisas absurdas. A Europa tem clássicos muito famosos, como Barcelona x Real Madrid, e clássicos onde a rivalidade ultrapassa o futebol em si, como Celtic x Rangers. Mas a América não fica atrás. Aliás, muitas das “ grandes rivalidades” européias se envergonhariam perto das rivalidades que temos aqui. Duvida? Então ai vão 5 exemplos de clássicos imperdíveis, com sotaque bem portenho.


5- LDU x Deportivo Quito
A rivalidade que mais cresce na América

A Liga Deportiva Universitária, popularmente chamada de LDU, apelidado de albos graças ao seu uniforme branco, foi fundada por estudantes de Quito. Seu rival, historicamente, costumava ser Aucas, que foi gradativamente desaparecendo do cenário do futebol equatoriano. No lugar dele, a LDU ganharia enfim um adversário a altura, o Deportivo Quito, também conhecidos como Azulgranas, também por conta do seu uniforme.

A rivalidade foi aos poucos crescendo, e no final do século XX explodiu de vez. Hoje, a cidade de Quito simplesmente pára no dia do derby.
Os torcedores da LDU, no entanto, costumam se gabar com seus nove campeonatos nacionais (contra quatro do Deportivo) e agora, com seus títulos internacionais recentes. Torcedores do Deportivo estariam enrrascados, se não fosse o detalhe que eles ganharam os dois últimos campeonatos equatorianos. Com a franca ascenção de ambas as equipes, a rivalidade que já era grande, fica a cada dia maior, ultrapassando em interesse outra rivalidade histórica do país, entre Barcelona x Emelec.

4- Colo Colo x Universidad de Chile
Jogo para mineiro nenhum colocar defeito

Não é por acaso que esses dois times eram a preferência da maioria dos mineiros que foram resgatados depois daquele acidente que comoveu o mundo. Os dois times de Santiago são os mais populares do Chile, e nada, absolutamente nada no país se compara ao domingo do clássico. Enquanto o Colo-Colo tem seu nome em homenagem a um líder indígena que lutou contra os espanhóis, o Universidad, assim como a LDU, nasceu entre estudantes universitários.

Com isso, basicamente, o Colo Colo é o time do povão. E o Universdad é referido como o time da classe média. Aliás, o Universidad é também o time dos simpatizantes do braço de esquerda na política nacional. Até hoje, os torcedores do Colo-Colo chamam o estádio Monumental, onde o Universidad manda os seus jogos, de “O estádio do Pinochet”, em referência ao ditador Augusto Pinochet, que era simpatizante do clube.

Ivan Zamorano, que fez fama como jogador no continente europeu, participando de inúmeros confrontos entre Real Madrid x Barcelona e Inter de Milão x Milan, tem a seguinte opinião sobre o clássico chileno:
“De todos os clássicos que participei ao longo da vida, nenhum sequer se compara a importância de um Colo Colo x Universidad de Chile”.
Torcedores do Universidad no dia do Clássico


3- Cerro Porteño x Olímpia
A morte entra em campo no Paraguai

A fama das torcidas organizadas (conhecidas como “Barra-Bravas”) paraguaias é de aterrorizar qualquer um. Conhecidas por serem absurdamente violentas, algumas histórias sobre elas dariam uma (ótima) postagem. Mas eu tomei a liberdade de escolher apenas uma para te ajudar a ter uma pequena idéia do que é esse clássico: Recentemente, um jogador do Olímpia, o zagueiro Mariano Uglessich, foi visto almoçando com um amigo de infância, Roberto Nanni, atacante do Cerro... Na semana do clássico! Três membros da organizada do Olímpia invadiram o restaurante na hora e, de arma em punho, deixaram o seguinte recado ao jogador do seu time: “É melhor vencer o jogo no domingo, senão já sabe...”

Com os principais clubes do Paraguai é assim: É guerra. Não tem conversinha. O Cerro Porteño é o clube com a maior torcida no país, e é dono de 26 títulos nacionais. O Olímpia por sua vez, é o único time do Paraguai a ganhar a Copa Libertadores da América, em 3 oportunidades, e o Mundial de Clubes, em uma, além de 38 conquistas da liga Paraguaia.

A cada clássico é uma verdadeira operação de guerra para a polícia Paraguaia. A rivalidade entre as torcidas passa completamente do ponto racional. Mesmo o crescimento do Libertad, que recebeu o apelido de “O Chelsea da América do Sul”, por conta dos investimentos que vem recebendo, e se tornou uma pedra no sapato de ambos os times que costumavam ser absolutos no país, não foi capaz de diminuir a rivalidade entre a dupla de gigantes.

2- Boca Juniors x River Plate
O Super-Clássico dos Hermanos

Dizem que o El Super-Clássico, como é conhecido o confronto, começa uma semana antes, e termina uma semana depois do jogo. A Argentina tem uma grande variedade de clássicos incríveis, que merecem nossa atenção, como Independiente x Racing, Estudiantes x Gimnasia, Newell's x Rosário Central, entre outros. Mas todos eles juntos não podem se comparar com Boca x River.

Até por que, são os dois times com a maior torcida na Argentina (e até nisso é apertado: O Boca Juniors tem 31% dos torcedores do país, contra 30% do River Plate, ou seja, juntos somam 61% dos torcedores argentinos). E em Buenos Aires ambos também dividem, obviamente, a preferência da população. São ainda, historicamente os times mais vencedores do país. E a rivalidade de ambos vem do berço. Literalmente.

Ambos os times nasceram no mesmo bairro. Até que em um belo dia, chegaram a uma conclusão: O lugar era pequeno demais para ambos. Resolveram decidir da melhor forma possível: Com um jogo. Quem perdesse, teria que ir embora. O River Plate perdeu, e deixou o bairro pobre de La Boca para sempre...

Desde então, ambos os times só cresceram, e a rivalidade foi crescendo junto. O Boca Juniors tem mais conquistas internacionais, com 6 Libertadores e 3 mundiais, contra 2 Libertadores e 1 Mundial do River, porém, o River Plate leva vantagem nos campeonatos nacionais, com 33 conquistas contra 23 do Boca.
Ainda há o ingrediente de ambos os times tentarem reproduzir o espírito de classes sociais distintas: Enquanto o Boca Juniors faz o que pode para mostrar que é o time do povão, tudo ao redor do estádio do River Plate faz jus o seu apelido de “Milionários”. É mais um confronto de classes sociais em campo. Um clássico que simplesmente divide a Argentina. Isso somado a maneira apaixonada, alucinada e festiva na qual os Argentinos torcem, fazem com que estar em La Bombonera ou no Estádio Monumental para ver esse duelo seja, sem sombra de dúvidas, um dos maiores espetáculos que qualquer pessoa, fã do esporte ou não, pode presenciar na vida.


1- Nacional x Peñarol
Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?

Futebol Arte. Marcial.
Essa pergunta não tem importância nenhuma no Uruguai. Lá eles tem uma questão muito mais relevante, com tema parecido: Quem surgiu primeiro, o Peñarol, ou o Nacional? O motivo da polêmica é que o Peñarol afirma que já existia muito antes, mas com o nome de CURCC, e posteriormente passou a ter o nome atual, Já o Nacional afirma que o CURCC e o Peñarol são dois times distintos, por isso eles são os mais antigos. Se a primeira versão for a verdadeira, esse seria o clássico mais antigo não só da América, como do mundo inteiro: O primeiro confronto teria ocorrido em 15 de Julho de 1900!

E quando a rivalidade de dois times é grande ao ponto de até a data de fundação de ambos ser discutida acaloradamente por seus torcedores, é por que tem algo de muito especial com a rivalidade. Rivalidade que já nasceu aquecida por um ingrediente que rompia barreiras: Enquanto o Nacional, no início de sua vida, era o time dos descendentes de Espanhóis, o Penãrol nasceu como o time da colônia Italiana. Estava feita a rivalidade. Rivalidade que já dura mais de 500 jogos, e rendeu aos clubes motivação extra para conquistarem, juntos, 8 Libertadores da América (5 do Penãrol e 3 do Nacional), 6 Mundiais de Clubes (3 para cada um), tornando-se dois dos times mais temidos e respeitados do futebol Sul Americano e Mundial. Ambos os times também foram a base das seleções Uruguaias campeãs da Copa do Mundo, em 1930 e 1950, além de outros títulos importantes da seleção, como as 14 conquistas da Copa América.

Ambos os times dominam completamente o futebol Uruguaio em todos os sentidos: Além das conquistas internacionais, são 46 títulos Uruguaios para o Peñarol, contra 42 do Nacional. Para ter-se uma idéia do domínio, poucos são os times que tem mais de um título do Campenato Uruguaio, e, fora a dupla de gigantes, ninguém tem mais que 3...

Assim como em termos de torcida, ambos são unanimidade: Sem contar a dupla, que tem praticamente a totalidade da torcida do país, as maiores torcidas do Uruguai são de times Argentinos...

O confronto se destaca ainda por não ser tão violento com relação ao comportamento dos torcedores quanto os clássicos citados aqui. Ambas as torcidas (normalmente) se respeitam a níveis toleráveis, e as “brigas” costumam ser apenas provocações verbais e musicas no Estádio Centenário de Montevidéu, que com sua capacidade de 100 mil pessoas, sempre lotado nos dias de clássico consegue criar um clima ainda mais impressionante que o de Boca Juniors x River Plate.

Um momento de fair play durante o confronto...
O clima cordial no entanto, fica apenas fora das 4 linhas. Dentro de campo, como dizem os Uruguaios: “O importante é vencer o jogo. Sair de campo vivo para comemorar é só um detalhe”.

3 comentários:

  1. Quando li o post eu vim realmente seco para apontar uma rivalidade que dentro dessas seria a maior, mais depois de ler e re-ler as historias de confronto prefiro nao apontar nenhuma e dizer que cada uma tem seu brilho =X

    ResponderExcluir
  2. Chama isso de clássico, vem ver um Grenal aqui no Sul do país. isso sim é que é rivalidade.

    ResponderExcluir
  3. cadê Palmeiras x Corinthians ? segundo listas que ainda acho que está mal feita é o 9º maior clássico do MUNDO .

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas